29 de junho de 2015

Acampando num parque Provincial ou Nacional no Canadá - a praia de Sandbanks

Como sou uma pessoa da cidade, nunca fui muito chegada em acampar. Conheço alguns acampamentos no Brasil, mas estes não são muito comuns se for comparar com o Canadá ou EUA. Existem tantos lugares para acampar por aqui, que parece ser algo comum para os norte-americanos. Aliás, quase todos os Canadenses que conheço já foram acampar e muitos até possuem todos os equipamentos necessários. Acho incrível isso; nós pensamos que a vida num país desenvolvido significa que você tem segurança, tudo da última tecnologia mas não passa na cabeça que geralmente eles também tem uma conexão maior com o meio-ambiente do que a gente (na minha opinião isso acontece principalmente por conta do inverno rigoroso além de serem mais educados quanto à natureza e sua fragilidade desde pequenos..).

Para ver mais opções de coisas para fazer nesse verão veja aqui os principais festivais acontecendo na região de Toronto, e se for hospedar de maneira tradicional, veja aqui mais uma maneira para economizar.

Algo que percebi nas viagens que tenho feito e achei bem interessante é que os parques provinciais, estaduais e nacionais geralmente possuem estrutura para acampamento, isso tanto nos EUA quanto no Canadá. Se você tiver um motorhome ou RV no Brasil, vai sofrer para achar lugar para estacionar o veículo e ficar por um determinado período. Pois aqui, é muito comum - ainda mais no verao - tanto que muita gente aluga o veículo. Sempre vemos motorhomes pequenos da cruiseamerica.com pelas estradas. Com as estradas boas, ótima estrutura, e segurança, confesso que tambem tenho vontade mas não sei se compensa ($$).

O Canadá (e os EUA também) é bem mais conservador quanto à natureza no seu país (que nós Brasileiros). Digo isso no sentido de preservarem áreas específicas para conservarem a flora e fauna, e essa áreas são designadas parques (provincial ou nacional). Além da preservação, os parques são públicos para a população aproveitar - e como aproveitam! Infelizmente, ainda vejo lixo jogado no chão, mas não é nada comparado com as sujeiras que vemos nas praias Brasileiras. Assim, é possível passar o dia nesses parques e geralmente dormir por lá! Alguns parques possuem até cabanas, para àqueles que não gostam de acampar ou não possuem RV.

Por-do-sol em Sandbanks Provincial Park

Sandbanks Provincial Park
Praia de Sandbanks Provincial Park


Se você quiser acampar enquanto estiver por aqui, saiba que o planejamento é essencial. Alugar um 'site' para montar barraca é relativamente barato, ainda mais se for com amigos e dividir os custos (algo como CAD$ 30-40 por noite). Mas, é necessário planejar com uns 4 meses de antecedência se quiser ficar nos melhores lugares. É possivel fazer as reservas online e é melhor fazer logo que abrem para poder ter escolha. Em Ontário, os melhores lugares para acampar, como o Cyprus Lake na Bruce Península National Park ou Sandbanks Provincial Park, esgotam dentro de dias! Como os parques são públicos e do governo, eles cobram uma taxa fixa e não aumentam de preço na alta temporada para um valor exorbitante como o hotéis fazem.

Eu já acampei duas vezes no Sandbanks Provincial Park, que é um dos melhores parques com praia em Ontário. A estrutura do parque é incrível, e eles possuem até máquina para lavar roupa (2$ por carga). O parque tem mais de 200 'sites' ou pequenos terrenos para alugar, e variam de tamanho desde para quem for acampar até quem for de motorhome.


Minha barraquinha...aguentou até chuva!

sandbanks provincial park
Fazendo trilha pelo Sandbanks Provincial Park - cuidado com os mosquitos!!!!

Água transparente do Sandbanks Provincial Park
Se você gostou da idea e quiser acampar num parque, segue umas dicas para te ajudar o planejamento:

1) se não souber onde quer ir, veja a lista dos parques disponíveis no Canadá aqui e em Ontario aqui. Depois que escolher o local e souber das possíveis datas, fique atento às reservas online.

2) assim que souber quando for (por exemplo fim de semana tal em julho), comece a pesquisar na internet 4 meses antes, seja aqui para os parques nacionais ou aqui para os parques provinciais de Ontário.

3) se não achar nenhum lugar disponível, continue procurando. Tem gente que cancela a viagem e assim é possível achar vagas dias depois.

4) uma boa sugestão de quantos dias ficar é 3. Se você quiser garantir pegar tempo bom (calor e sol), as vezes compensa até fazer duas reservas em finais de semana diferentes (2 de 2 dias). O cancelamento da reserva depende de quando você cancela. Veja aqui as regras completas. Basicamente, quanto mais tempo você segurar a vaga ou tiver a reserva, mais dinheiro mais perder se cancelar. Infelizmente, é impossível prever o tempo e ficando 3 dias terá mais chances de pegar pelo menos um dia bom. Das duas vezes que fui, não peguei calor de 30 graus e peguei chuva metade dos dias que fiquei.

5) você pode escolher exatamente que 'site' ou lugar para ficar/dormir no acampamento. As vezes é difícil saber qual lugar é o melhor, mas sugiro ficar próximo dos banheiros e chuveiros e longe do banheiro de cisterna (cheiro é pior que banheiro público no carnaval do Rio). Se for ficar em Sandbanks, qualquer lugar perto da praia é ótimo e muito bem ventilado. As vezes pode até fazer frio (menos de 15 graus a noite), e ficar de frente para praia pode ser pior.

O planejamento de um acampamento é diferente de uma viagem normal, e é necessário lembrar de muitas coisas (algumas dicas aqui). Afinal, provavelmente você terá que levar uma mini- cozinha (mini fogão à gás e cooler como geladeira) e terá que fazer comida por lá. Para quem não anima passar por esse trabalho todo, existe uma loja de conveniência no Sandbanks e o parque fica bem próximo da cidade. Mas se você for ficar em outro lugar, vale a pena pesquisar antes para se planejar melhor.

A vantagem de acampar é o baixo custo e as infinitas opções de localização. O principal é o maior contato com a natureza e as inúmeras trilhas disponíveis. As desvantagens variam entre a trabalheira de planejar, levar e cozinhar, impossível prever o tempo e possibilidade de pegar frio e chuva. Assim, as vezes compensa fazer um bate e volta num dia que estiver quente e fazendo sol, mas tem que ter muita disposição.

É necessário observar algumas leis também (cada parque tem suas regras e leis). É proibido levar bebida alcoólica para a praia ou fora do seu campsite - aliás, nem sei se pode levar para o campsite. Mesmo assim, muita gente faz isso, mas é bom ficar bem esperto. Já vi guarda do parque ou policial pegar gente bebendo na praia e levando multa.

Alguns parques provinciais mais famosos de Ontário:
-Sandbanks Provincial Park - fica aproximadamente 3 horas de Toronto, no sentido nordeste. É um parque enorme, com muitos lugares para acampar ou para passar o dia (nesse caso tem que pagar taxa de entrada). O nome vêm das dunas de areia e possui uma praia de lago - que é muito bonita por sinal. A água chega a esquentar mais para o fim do dia, mas ainda não peguei água quentinha por lá. É uma boa alternativa para quem não pode ir ao Brasil pegar uma praia no verão.

-Algonquin Provincial Park - é um parque ENORme que fica entre Toronto e Ottawa. Muita gente vai para lá andar de canoa e no outono é espetacular. Tem um grupo na minha universidade que vai para lá umas 3 vezes ao ano.

-Killarney Provincial Park - é um parque que fica para o norte de Toronto indo para Sudbury. Nunca fui nesse parque, mas tenho muita vontade de conhecer.

-Bruce Península Nacional Park - esse com certeza é um dos parques mais conhecidos em Ontário e já vi cada foto espetacular! Morro de vontade de ir, mas não consigo achar vaga nos acampamentos mais. As águas perto do parque são cristalinas - estilo Caribe!

E você, onde vai acampar nesse verão?

2 comentários:

  1. Que delícia Lis!
    Nossa primeira experiência acampando foi esse ano, mas ainda não tenho coragem de ir de barraca. Morro de medo que algum bicho me ache lá à noite :-)
    Vale a pena mesmo ir em Bruce Peninsula, é lindo demais! Se não conseguir camping pega um motel baratinho como fizemos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu so acampei em sandbanks. nao tem tanto animal como nas montanhas rochosas! La acho que eu nunca acamparia de barraca tambem!
    Eh, vou procurar em Bruce - suas fotos me deixaram louca para conhecer o lugar! Obrigada!!
    Beijo

    ResponderExcluir