23 de junho de 2015

Festivais de Verão em Toronto e região 2015 - o que vem por aí

Eu nunca fui muito interessada em participar de festivais. Sei que existem alguns festivais famosos no Brasil, como o da Cachaça em Paraty, de Jazz em Búzios entre outros. Mas acredito que aqui no Canadá, o "trem" pega fogo. Existem tantos festivais, não somente em Toronto, mas nas cidades ao redor também, e sinto que no verão as opções de coisas para fazer são infinitas ! Se você vêm para visitar ou se você mora aqui, sempre há o que fazer para se divertir e o melhor é que tem para todos os gostos e a entrada para a maioria dos festivais é de graça - isso mesmo, música de graça na praça! Vou dividir o post pelo tipo de festival acontecendo principalmente em Toronto nesse verão: comida, música, teatro, e outros. Para quem gosta de aproveitar os diversos tipos de festivais e quer saber dos principais que estão acontecendo em Ontário, recomendo esse site.

Esse post é de uma série sobre como aproveitar o verão canadense. Já falei sobre o verão aqui e aqui, e nesse post dou dica de hospedagem barata somente no verão para sua viagem no Canadá ou EUA. Se quiser dica de uma viagem estilo acampamento, veja aqui as dicas.

Festivais de Comida


TORONTO RIBFEST 2015
O Ribfest acontece entre 27 de Junho a 1 de Julho no Centennial Park, próximo do Pearson Airport. A tradução de Rib é costela e é difícil acreditar, mas existe um festival dedicado somente às costelas de porco (servem outras comidas também, mas o principal é a costela). Sei que esse festival não acontece somente em Toronto e já o vi em outras cidades. Já aviso que o famoso molho BBQ que adoram usar tem um gosto meio adoçicado, mas é uma delícia. A comida não é de graça, mas a música é! Muitas bandas locais tocam durante o festival e você poderá assistir aos fogos de artifício do Canada Day durante o evento (às 10 pm no dia 1 de julho).

SUMMERLICIOUS
Esse festival é a versão do verão do que acontece no inverno (Winterlicious). É uma boa oportunidade para experimentar um restaurante caro com um preço fixo para o almoço (entre $18-28) e o jantar (entre $25-45). A lista dos restaurantes se encontra aqui e os dias em que acontece é 3-26 de julho. Eu nunca participei desse festival mas acredito que deve ser bom reservar seu lugar antes de ir.

Festivais de Música


TORONTO JAZZ FESTIVAL
O festival de Jazz em Toronto está acontecendo até dia 29 de junho em diversas localizações em Toronto, principalmente dentro de restaurantes e na praça em frente à prefeitura - Nathan Phillips Square. Nesse caso, nem todos os shows são de graça e vale a pena conferir a programação aqui.

BEACHES JAZZ FESTIVAL
Esse festival começa 10 de julho e acontece até dia 26 de julho principalmente em Woodbine Park. A diferença é que esse festival acontece na rua/parque e é mais parecido com o festival de Jazz que acontece em Montreal e é totalmente de graça (já deu para perceber que gosto de eventos de graça). A programação completa pode ser encontrada aqui.

FESTIVAL INTERNATIONAL DE JAZZ DE MONTREAL
O festival de Jazz em Montreal começa esse fim de semana no dia 26 de julho e vai até dia 5 de julho. Existem diversos palcos espalhados no bairro Place des Arts, próximo ao centro histórico e downtown. Os shows nesses palcos são de graça, e existem diversos outros concertos nos teatros que são pagos.  Eu fui ano passado e falei sobre a minha experiência aqui. Eu amei o festival e acho que é uma ótima desculpa para ir visitar Montreal durante essas semanas. A organização é fantástica, com segurança (eu falei que é de graça né?) e várias coisas de graça (mais propaganda do que freebies, mas tá valendo). Vale a pena conferir a programação e perder um tempo olhando o site oficial.

montreal festival de jazz

festival de jazz de montreal


Para quem quer ver mais festivais de música acontecendo em Toronto, veja esse post do BlogTO.

Outros festivais


CANADA DAY
Dia 1 de julho para os Canadenses é como se fosse o dia 7 de setembro para nós Brasileiros. A diferença é que os Canadenses celebram bem mais que nós - acredito que eles tem mais motivos para celebrar... O melhor desse dia é ver os fogos de artifícios ao redor do país. Em Toronto, uma opção é assistir na noite anterior, 30 de junho entre as 10-11 pm no Harbourfront Centre. A celebração do dia 1 de julho em Toronto será no Mel Lastman Square, e a programação inclui uma performance de circo, artistas musicais e mais fogos de artificio às 10:15 da noite (mais informações aqui).

LAVENDERFEST
Para quem gosta de flores (como eu), nos dias 4-5 de julho acontece o festival da lavanda numa fazenda ao sul de Toronto e em outra em Prince Edward Country e 11-12 de julho em Niagara-on-the-Lake. Eu li sobre esse festival no blog Baianos no Pólo Norte e fiquei morrendo de vontade de conhecer.

TORONTO FRINGE FESTIVAL
Esse tipo de evento não é específico de Toronto e também acontece em outras cidades. É um festival voltado ao teatro e é possível ver vários espetáculos por um preço bem menor ($9-12) entre os dias 1-12 de julho. A programação completa está disponível aqui. Não ouvi muito a respeito desse festival, e não sei se vale a pena conferir. As peças não acontecem nos teatros mais famosos da cidade.

SCOTIABANK CARIBBEAN CARNIVAL
Começa 7 de julho com eventos até 2 de agosto com direito a desfiles que nem no nosso carnaval.

HAMILTON FRINGE FESTIVAL
Esse festival é parecido com o de Toronto e vários teatros da cidade participam do evento, que acontece entre 16-26 de julho. Os ingressos custam apenas $10 por espetáculo e é uma boa oportunidade para conhecer o Teatro Aquarius, que parece ser muito bonito. A programação se encontra aqui e é um ótimo motivo para visitar Hamilton para aqueles que não conhecem a cidade.

CANADIAN NATIONAL EXHIBITION
Esse festival é tão grande que ele possui uma área enorme no Downtown Toronto só para ele. Essa exibição acontecerá entre os dias 21 de agosto até 7 de setembro e é um dos festivais mais famosos da cidade. A maneira mais fácil de chegar nele é através da estação da GO-Station Exhibition do lado da estação da Union Station. Eu já fui nesse evento e é tudo pago. A entrada é em torno de uns CAD$10-15. Esse ingresso te dá acesso a várias exibições, inclusive às inúmeras lojinhas estilo feirinha (incluindo lojas estilo camelô e outras que vendem maquiagem mais baratas), aos carrinhos de comida e aos brinquedos (tem que pagar extra para andar). Eu recomendo a experiência uma vez, pois é bom experimentar as coisas uma vez. No meu caso, eu não tenho vontade de voltar novamente.

TORONTO INTERNATIONAL FILM FESTIVAL 
Acontece sempre no final do verão e esse ano acontecerá entre os dias 10-20 de setembro. Como a maioria das pessoas, eu adoro assistir a filmes, mas nunca havia me interessado em ir à um festival de filmes. Eu totalmente recomendo à todos que puderem: não deixem de ir nesse festival. Uma outra opção para quem quer curtir além é voluntariar durante o evento (as inscrições continuam abertas). Já contei sobre a minha experiência e acredito que seja excelente para os recém chegados treinar o inglês e conhecer gente nova. Eu já me inscrevi para voluntariar de novo esse ano!

HAMILTON SUPERCRAWL
O supercrawl é um dos eventos mais famosos da cidade de Hamilton (se não for o mais famoso). Acontece principalmente na rua James St, que é fechado para o trânsito durante os dias 11-13 de setembro. Vários palcos são montados na rua e a música é de graça. Os restaurantes funcionam até tarde, e existe várias feirinhas vendendo artesanato e outras coisinhas. O principal do evento são as galerias de arte (tem umas 5 somente nessa rua) que ficam abertas para o público. É mais um motivo para conhecer a cidade e as informações se encontram aqui.

Essa lista inclui apenas alguns dos festivais que achei mais interessantes, mas a lista completa dos eventos que acontecem em Toronto se encontra aqui e aqui. Outros eventos interessantes que não chegam a ser um festival inclui o Music on the Waterfront que é música de graça todas as quinta-feiras (depende do clima) no Pier 8 entre 7-9 da noite durante os dias 2 de julho até 27 de agosto. Para quem for visitar Ottawa no verão, não deixe de ver o espetáculo de luzes no Parliament Hill todas as noites às 10 pm à partir de 10 de julho, 9:30 pm em agosto e 9:00 pm até 12 de setembro. Ahh, falei que é de graça? Para quem gosta de ver filme (e de graça), veja as terças feiras à noite quando estiver escurecendo até setembro na Yonge-Dundas Square (não é toda semana). A programação completa se encontra aqui. E por último, não podia deixar de comentar sobre os jogos Pan-Americanos, que começam dia 10 de julho e se estendem até agosto.

Com tantas opções, o que planeja fazer nesse verão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário