26 de junho de 2015

Hospedagem barata no verão norte americano: summer residence

Sempre que eu viajo, seja para um congresso ou por lazer, procuro ficar num lugar bom e barato. Infelizmente, dá trabalho encontrar o local ideal, com uma boa localização, bons comentários online e um preço legal. Hoje em dia, existem muitas opções de lugares para se hospedar além da tradicional rede hoteleira, como o AirBnB, coachsurfing, hotwire, hostels e etc. Pois nas últimas viagens que planejei, percebi que existe mais uma opção e que talvez seja uma das melhores: hospedagem numa residência universitária.

Infelizmente, essa opção só vale para os meses do verão no hemisfério norte entre Maio e Setembro. O ano escolar nas universidades na América do Norte começa em Setembro e termina em Abril, e assim, os estudantes que moram nas residências voltam para casa durante os meses de verão. As universidades perceberam que ao invés de deixar os prédios vazios, poderiam alugar seus quartos e o fazem por um preço mais acessível do que ficar num hotel.

Assim, se você estiver planejando uma viagem para os EUA ou Canadá entre os meses de verão, vale a pena procurar hospedagem numa residência universitária na cidade que for ficar. Dependendo da residência, é possível pagar o mesmo que ficar num hostel caso se esteja sozinho ou com um amigo na parte "dormitório" com a vantagem de ter mais privacidade. Se estiver viajando com mais pessoas ou com sua família, a diária para um quarto privado nas residências é quase sempre mais barata do que ficar num hotel, além de ter uma localização razoável. Geralmente, o lugar possui mais estrutura para cozinhar do que um hotel, podendo possuir um microondas ou até mesmo uma pia, mas isso não é regra.

No entanto, quem procura economizar sempre tem mais trabalho e perde mais tempo procurando as coisas online, e infelizmente nem sempre é fácil encontrar uma residência na cidade que for ficar. Por exemplo, quando fui à Ottawa em Maio, achei uma residência universitária pelo sites do booking e expedia. Mas quando fui à Montreal, eu tive que usar meu conhecimento sobre as universidades existentes na cidade e procurar online uma por uma. A vantagem é que estávamos em três e por um preço melhor, ficamos num lugar com mais conforto, com os melhores comentários online e uma boa localização comparado com muitos hotéis no centro turístico da cidade. Assim, a estratégia consiste em procurar as universidades na cidade de interesse, e depois pesquisar essa universidade ou até mesmo somente a cidade usando os termos "summer residence".  As vezes, é necessário fazer a reserva ligando ao invés de online.

Exemplo de residências universitárias em algumas cidades que já fiquei e recomendo:

Vancouver - UBC summer residence

Quando fui à Vancouver pela primeira vez, eu fiquei na residência estilo dormitório na UBC. A lista de todas as acomodações disponíveis se encontra aqui e aqui você vê como é cada acomodação. O Pacific Hostel é bem barato, mas a desvantagem é que o campus da UBC fica distante do centro de Vancouver e vale mais a pena para quem estiver com carro. Em compensação, o local em que se situa a residência é belíssima e recomendo visitar o jardim das rosas que fica alguns minutos à pé, conforme falei aqui.

Jardim das Rosas UBC vancouver


Ottawa - St. Paul summer residence

Fiquei nessa residência quando fui à Ottawa em Maio desse ano para ver as tulipas de novo. Se quiser dar uma olhada no site no booking, clica aqui. Como fui com meus pais, foi a melhor opção para nós pois também estávamos com carro e não queríamos pagar para estacionar o carro (a maioria dos hotéis no centro de Ottawa não possuem estacionamento incluído e custa cerca de 20$ a diária do carro num estacionamento público). A residência é muito boa, mas as camas são mais para solteiro do que para casal, e cada uma fica em um quarto separado. Os quartos possuem uma geladeira e um microondas, e o café da manhã está incluso com a diária (não chega aos pés dos cafés da manhã servidos nos hotéis e pousadas no Brasil, mas dá para comer).

Festival de tulipas Ottawa


Montreal - McGill summer residence

Montreal é uma cidade muito bonita, e grande. Se você estiver de carro, vai ser difícil arrumar lugar para estacionar o carro no hotel pelo centro histórico sem pagar extra. Da última vez que fui, queria um lugar próximo do centro e que tivesse estacionamento. O problema é que os que possuem estacionamento ficam quase 20-30 mins de carro do centro e não acho que compensa ficar tão longe. Existem muitos hotéis em Montreal, e muitos meio duvidosos com muito comentário ruim no booking ou expedia. Outra opção é alugar um apê pelo AirBnB, mas os lugares bons se esgotam muito rápido. Assim, eu recorri às residências e achei várias pela McGill por um preço acessível e do lado do parque Mont Royal. Fiz a reserva ligando ao invés de fazer por email pois eles pedem um cartão de crédito e não gosto de mandar esse tipo de informação por email. Não tem café da manhã e nem tinha máquina para fazer café.. mas tem tanto lugar bom para comer em Montreal que não achamos isso tão ruim. Fomos comer o café da manhã na St. Viateur Bagel, que é uma delícia!



Portland, OR - USA - Portland State University

Vou para um congresso em Portland nesse verão e melhor lugar que achei para ficar por um custo mais acessível, conforto, privacidade e localização foi nessa residência. Os quartos dos hotéis eram acima de 120$ a diária, e qualquer quarto para alugar pelo AirBnB próximo do centro de convenções era mais ou menos o mesmo preço que vou pagar nessa residência, mas sem o conforto e privacidade. Para achar essa residência, eu tive que procurar no Google pelas universidades na cidade, e depois as que disponibilizam suas residências.

Espero que gostem e aproveitem bem essa dica!

(Eu bem que queria ser 'endorsed' para falar sobre essas residências, mas não fui paga para tal.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário