24 de julho de 2014

Em qual banco devo abrir uma conta?

Acho interessante o valor que um cartão de crédito/débito possui: eu não consigo sair de casa sem ter meu cartão, mas posso sair sem dinheiro em espécie. Essa grande invenção surgiu nos anos 50 e serve principalmente para 1) segurança - não precisamos andar com o dinheiro vivo e 2) pagar as contas com dinheiro que acabou antes do fim do mês. Para compras online, em geral, é necessário um cartão
de crédito também.

Como no Brasil, a grande maioria dos lugares no Canadá aceitam cartão. Alguns mercados e lojas (i.e. Dollarama) só aceitam cartão de débito. Para alguns isso não faz diferença.. Confesso que quando cheguei no Canadá, por ser país de primeiro mundo, pensei que TUDO seria melhor que no Brasil. E até hoje me surpreendo ao ver a quantidade de feirantes no Brasil que recebem pagamentos de cartão de crédito. Assim, na minha opinião, os bancos canadenses podiam aprender uma coisa ou outra com os nossos, e vice-versa (o Brasileiro sempre terá o que aprender com o Canadense).

Os bancos Canadenses

Os principais bancos no Canadá são: TD Trust, CIBC, RBC Royal, e Scotiabank. Existem outros bancos, mas não são tão comuns e não possuem tantas agências pelo país inteiro.

Quando eu fui abrir minha conta (de estudante), procurei na internet e perguntei para meus colegas qual era o melhor banco. A verdade é que todos são iguais. Pode ser que um deles ofereça um juro menor aqui, outro ali, como no Brasil. Minha prioridade era ter um caixa eletrônico mais próximo da universidade, pois ter que pegar ônibus toda vez que precisar ir ao banco é quase cruel..

Cartões de crédito (para estudantes)

Existem vários tipos de contas e cartões de crédito. Na hora de buscar o melhor, vai ser 'overwhelming' a quantidade de informação que terá que processar. Mas para estudantes, uma regra é certa: todos os bancos vão lhe oferecer uma conta gratuita com no mínimo uma opção de cartão de crédito gratuito. Se você tiver renda, isso vai lhe ajudar a conseguir um limite de crédito maior. Conseguir um cartão de crédito não é regra, e eu acho que depende um pouco da nacionalidade e principalmente de sorte. Os Chineses são os que mais sofrem em alguns bancos: eles precisam dar um depósito para conseguir apenas $500 de crédito.

A primeira coisa que mais me chamou atenção e achei surreal é que o cartão de crédito com chip é novidade por aqui! Quando eu recebi meu primeiro cartão de crédito Canadense, a maior propaganda dele era o chip - sendo que meu primeiro cartão de chip no Brasil foi há 5 anos atrás. No Brasil, não existe mais cartão de crédito sem chip e com razão.. Pensando bem, é uma tecnologia que surgiu por motivos de segurança: realmente, com uma criminalidade tão baixa no Canadá, não existe tanta necessidade de possuir tecnologia de ponta contra fraudes.

A segunda coisa que achei estranho é que o cartão de crédito é separado do cartão de débito. Assim, você sempre terá no mínimo dois cartões. No Brasil, meu cartão de débito também tinha a função de crédito, que é necessário ativar. Até hoje não entendo porque é diferente no Canadá.. Não sei se isso é verdade para todos os bancos (tanto no Brasil quanto no Canadá), mas quanto menos cartões você tiver, melhor! E acredite, você vai começar uma coleção de cartões na carteira! Praticamente toda loja tem seu próprio sistema de recompensas que resulta num cartão a mais na sua carteira. Afinal, quem não quer economizar? Ainda tem a carteira de motorista (que é um cartão plástico e falei como tirar aqui), da biblioteca, de estudante, dos descontos para estudantes (que já mencionei aqui), etc.

Quando as aulas começam em Setembro, todos os bancos vão ter promoções para atrair os novos estudantes. A RBC por exemplo, possui um cartão de crédito para estudantes (gratuito) que ajuda a ganhar pontos na Shopper's Drugmart. A Scotiabank possui um cartão de crédito para estudantes (gratuito) que ganha pontos Scene, que são principalmente para ver filmes.

O limite de crédito inicial vai ser em torno de 500-1000$, e novamente, vai depender da sua sorte e de quem está te atendendo. Alguns bancos são mais fáceis, outros mais difíceis..

Mas e como surgiram os cartões de crédito?

O primeiro cartão de crédito surgiu quando seu inventor (americano) foi pagar sua conta num restaurante em Nova York e percebeu que havia esquecido a carteira. Ele forneceu seu cartão pessoal, como garantia que iria pagar depois. Ele viu o potencial desse 'cartão de crédito' e fundou o primeiro chamado de Diner's Club, que servia para pagar contas de restaurantes à credito. A primeira versão em plástico surgiu em 1955 e chegou ao Brasil apenas um ano depois. Os bancos perceberam o potencial desse cartãozinho e logo todos já tinham seu próprio cartão, como até hoje.

Fonte: fraudes.org. O primeiro cartão de crédito era de papel.
A maior bandeira de cartões de crédito é Visa. De acordo com Fraudes.org:

É uma associação de 21.000 instituições financeiras no mundo todo que emitem o cartão com a bandeira Visa. Existem 1,3 bilhões de cartões Visa em circulação que são aceitos em mais de 24 milhões de estabelecimentos em mais de 150 países. No ano 2005 o volume de transações gerado pelos cartões Visa foi de 3 trilhões de USD.

Os três tipos de cartões hoje são Visa, Mastercard e American Express. Apesar de ter sido fundado primeiro em 1958, o American Express é o menos popular dos três. O Visa foi fundado pelo Bank of America em 1977 de acordo com esse site.

Conta Poupança ou 'Savings account'

O funcionamento da conta poupança é bem diferente do que estamos acostumados. Primeiramente, você tem que pedir para abrir essa conta (através de um application online ou pessoalmente) se já tiver uma conta (chamada 'chequing') no seu banco. Os juros variam de banco para banco E da quantidade de dinheiro que você tiver. Assim, quando você for abrir a conta poupança você terá várias escolhas e vai depender de quanto $$ você tiver! O juro máximo que eu já vi é de 2% ao ano! Interessante, não é? (Melhor deixar a grana guardada no Brasil mesmo, que deve render uns 5-6% ao ano..)

E agora.. qual é o melhor banco/conta?

Enfim, não existe uma resposta certa para qual é o melhor banco ou cartão de crédito. Você terá que analisar suas opções e calcular o que é mais vantajoso. Por exemplo: se você ama ir ao cinema, vai ser mais vantajoso abrir uma conta e pegar um cartão de crédito com o Scotiabank. Se você gosta de viajar, terá que pagar para ter um cartão que lhe dê pontos que possam ser trocados por milhas.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber qual os documentos para abrir a conta bancária como estudante. vOU PARA Vancouver-ca FEV.2019.

    ResponderExcluir