19 de julho de 2014

Tirando a carteira de motorista em Ontario e alugando carro

Antes da minha mudança ao Canadá, eu já tinha pesquisado como fazer para transferir minha habilitação brasileira. Infelizmente, você só pode transferir a experiência e terá que passar pelo processo como os Canadenses. A única vantagem é que não vai precisar esperar o intervalo necessário entre cada categoria (em Ontário, os Canadenses tiram a prova escrita - G1 - com 16 anos e só podem dirigir com um adulto
com experiência de no mínimo 4 anos; a primeira carteira da estrada - G2 - pode ser tirada após um ano e a definitiva - G - após mais um ano). Basicamente, o Canadense passa por 3 provas, uma escrita e duas na estrada, para no final de dois anos conseguir a carteira definitiva. A OiToronto fez um guia muito útil para quem quiser saber de mais detalhes e dicas sobre o processo. Apesar dos esclarecimentos, algumas coisas você só vai aprender passando pela experiência..

Eu só fui atrás de tirar a carteira definitiva após morar no Canadá quase dois anos. Eu aprendi a dirigir no Brasil através das aulas na autoescola quando fiz 18 anos (fiz 32 horas e reprovei uma vez). Nunca tive meu carro, mas eu sempre dirigia o do meus pais. Apesar disso, eu fiquei enrolando para tirar minha carteira no Canadá por dois motivos:

1) medo de reprovar e ter que começar da G2, perdendo a chance de transferir minha experiência. Se você tiver mais que dois anos de experiência, após fazer a prova escrita, pode marcar a prova da estrada para tirar a carteira G (contando que leve o comprovante de experiência na hora de fazer a prova escrita). Isso facilita em muito, especialmente na hora de comprar um carro e poder pegar um seguro mais barato. No Canadá, é obrigatório ter seguro no carro e o seguro em Ontário é caríssimo. Parece que depende mais do motorista do que do carro que tiver..
2) falta de necessidade por ser estudante. MAS, hoje, vejo o tanto que eu podia ter aproveitado mais se tivesse tirado a carteira logo que cheguei...

Primeiramente, sua carteira Brasileira vale apenas dois meses no em Ontário. Você pode alugar e andar de carro sem tradução da sua carteira. Alguns tiram a carteira internacional, mas eu não vejo muita utilidade a não ser que a pessoa viaja muito. Mesmo assim, não sei se essa carteira vale mais que dois meses. A verdade é que dirigir aqui é uma experiência totalmente diferente do que dirigir no Brasil. As pessoas respeitam as leis e os outros (na maioria das vezes) e isso significa que você TAMBÉM terá que respeitar todas as placas e dirigir com muita atenção, pois existem muitas leis diferentes. Assim, eu acho justo termos que passar pela prova escrita e uma prova na estrada, apesar de ser um saco ter que passar por isso de novo!

O meu maior medo de reprovar na prova G é saber que muitos brasileiros reprovam. Se isso acontecer, terá que fazer a G2 e depois poderá tentar novamente a G (e cada vez que faz a prova sao $85). Na hora que for comprar um carro, você será considerado um novo motorista e o seguro será bem mais caro! Para ter ideia, meu irmão dirige há mais de 10 anos e paga quase 200$ por mês! Ouvi dizer que se você juntar o seguro da casa e do carro, ficará mais em conta.

Segue mais dicas para poder passar pela prova tranquilamente:

1) sua carteira não precisa ser traduzida se você tiver a carta do consulado em inglês. Sugiro fazer o que for mais fácil, pois o consulado fica em Toronto (só a viagem de Hamilton até Toronto ida e volta fica uns 20$). Quem quiser mais detalhes sobre a documentação necessária, veja no site do Drivetest, empresa privada tipo Detran no Brasil. A vantagem dessa carta é que você pode fazer a prova G logo depois que fizer a prova escrita (se tiver mais que 2 anos de experiência).

2) a prova escrita é fácil (para quem fez as aulas teóricas no Brasil). Mas sugiro uma boa lida no manual, disponível aqui. Eu estudei apenas algumas horas e passei de primeira. 

3) sugiro pegar no mínimo umas 3-4 horas de aula, de preferência pouco antes da prova. Eu peguei um instrutor muito bom que me deu todas as dicas e ensinou tudo que eu precisava para passar na prova. Sugiro pegar um instrutor que alguém te recomende, ao invés de procurar um qualquer. Eu treinei todos os possíveis caminhos que poderia pegar no dia da prova inúmeras vezes, com atenção aos detalhes. Mas na hora da prova, eu peguei outro caminho! Apesar de não saber pra onde eu estava indo, eu havia aprendido o necessário para passar na prova. Foi uma surpresa tanto para mim quanto para meu instrutor, pois geralmente os examinadores são previsíveis. A verdade é que se você estiver preparado, não importa o caminho que pegar.

Eu achei a prova um tanto difícil. Apesar de ter carro automático e as pessoas respeitarem as leis, você tem que mostrar para o examinador que você está atento. Eles já sabem que você sabe dirigir, mas são os detalhes de como você dirige que faz a diferença. Na hora de dirigir num lugar novo, a atenção a qualquer detalhe é essencial. Logicamente, respeitar as placas, limite de velocidade, fazer shoulder checks e ficar olhando pra todo lado atentamente. As duas horas de aula que eu fiz no dia anterior da prova foram suficientes para me deixar exausta, pois foram 2 horas de completa atenção a todos os detalhes! Para mim, essa é a maior diferença da maneira como dirigimos. Além do que, você tem que prestar atenção às bicicletas e pedestres!

Lembro que minha prova de motorista no Brasil foi mais complicada, pois você tem que fazer rampa, tem que estacionar numa certa distância do meio-fio, etc. Mas foi uma prova curta com menos chance de perder pontos. Aqui você reprova se quebrar a lei, por exemplo não parar no Stop sign ou no sinal vermelho, esquecer de colocar seta, não esperar os pedestres, etc. Você pode cometer até 30 erros, incluindo os shoulder checks, estar um pouco abaixo do limite de velocidade, etc, mas não pode quebrar a lei.

Em Hamilton, os instrutores cobram em torno de 40$ por hora de aula, e 120$ para usar o carro na prova (com uma aula incluída). Assim, tirar a carteira no Canadá também é cara. A diferença é que tudo é simples e você pode mexer na papelada, sem precisar de despachante. Você mesmo pode agendar sua prova na estrada, basta escolher onde quer fazer e ver os dias disponíveis. Ouvi dizer também que em certos lugares é mais fácil de passar. Isso faz sentido, pois em Toronto, além de tudo, terá que preocupar com o trânsito e os streetcars - mais detalhe para lembrar!

Após pegar a carteira G, o alivio foi enorme! Apesar de já ter conseguido alugar carro com minha carteira Brasileira depois de estar no Canadá mais de 2 meses, isso depende da locadora e do atendente. Nessa vez que eu aluguei o carro, a polícia me parou e eles nem pediram meu passaporte. Mas isso será um detalhe a menos para se preocupar após tirar a carteira definitiva.

Alugar carro no Canadá é relativamente barato. Algumas locadoras tem preços mais baratos se a reserva for feita online com certa antecedência (a que eu tenho achado mais barata é a Discount car rentals, mas eu acredito que depende do local onde for alugar o carro). Nos finais de semana, o carro também pode custar menos. O que mais encarece é o seguro, que custa em torno de 20-30$ por dia. Ou seja, é quase o preço do aluguel do carro!! Mas há uma maneira de escapar essa quantia: basta possuir um cartão de crédito que cobra o 'rental damage'. Infelizmente, não é tão fácil conseguir esse cartão. Tem que provar ao banco que tem uma renda fixa e que mora aqui (veja mais sobre bancos aqui). Mesmo assim, eu percebi que os bancos Canadenses não tem critério algum na hora de lhe fornecer um cartão ou limite de crédito; vai depender da sua sorte!

Mais alguns detalhes:
- ao alugar um carro, sempre verificar os arranhões existentes e mostrar à locadora. Eles podem pensar que são seus! Se você for viajar com o carro, considere a kilometragem. Uma locadora pode ter o aluguel mais barato, mas pode ter um limite de km e um preço extra se você exceder que pode sair mais caro que alugar em outra locadora que possui aluguel mais caro com km ilimitado.
- é proibido usar 'hand-held communication devices' enquanto estiver dirigindo, mesmo se você tiver parado no sinal vermelho. Portanto, fique atento se você tiver que usar o celular.
-auto-escola: existem vantagens de pegar as aulinhas teóricas novamente. Além de diminuir os tempo de espera entre as provas (caso não tenha a experiência ou reprovou), o seguro do carro ficará mais barato. Meu instrutor disse que você consegue desconto de até 1000$ por ano!

Enfim, depois que tirei minha carteira definitiva e consegui o cartão de crédito que cobra o seguro, qualquer viagem que eu fizer de carro ficará mais barata do que pegar o GO transit se eu tiver com meus colegas e amigos! Vejam só: a viagem de ônibus de Hamilton para Toronto é cerca de 20$ por pessoa ida e volta. Se você for com mais dois amigos, estarão gastando 60$! Esse preço cobra o aluguel, gasolina e parking de um carro! Sem contar que não vai ter que se preocupar em correr para pegar o ônibus. Além disso, qualquer lugar que estiver há duas horas de viagem ficará mais fácil e conveniente de visitar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário