7 de fevereiro de 2015

Cuidados ao andar de bicicleta em Ontário

Após mudar para o Canadá, muitas coisas mudam em nossas vidas. Sabemos que em países de primeiro mundo (ou desenvolvidos) as leis funcionam. Isso traz uma paz enorme, pois o sentimento de estar seguro não tem preço. Mas isso também nos força a obedecer leis que existem (na maioria dos países), mas que nós (Brasileiros) não aprendemos a obedecer ou em muitos casos nem sabemos que existe.

Nos meus primeiros dias no Canadá, apesar do excesso de informação e de documentação que precisamos correr atrás, repararei nas pequenas coisas que são extremamente diferentes do que estamos acostumados. Eu cheguei em Setembro ainda no verão, e vi muiiiita gente andando de bike, carregando para tudo que é lugar, e mais interessante, percebi que todas as cidades possuem MUITAS ciclovias! Vindo do Rio de Janeiro, eu adorava andar com a bike rio pela beira da praia, mas era sempre um estresse. Os pedestres não nos respeitavam, era super perigoso andar nas ruas e ciclovias existiam somente em certos pontos. Pois aqui, muitas ruas possuem ciclovias ou designações nas pistas, os motoristas nos respeitam e praticamente toda a extensão do Lake Ontario possui um waterfront trail. Com essa facilidade e até incentivo, fiquei louca para comprar minha bike e conhecer as trilhas (muitas são de asfalto)!



Confesso que sempre fui certinha, mas a verdade é que ninguém é 100% certo. Todos quebramos uma lei de vez em quando, muitas vezes nem temos consciência disso e o ponto de vista faz toda a diferença. Por exemplo, atravessar fora da faixa de pedestres é proibido tanto no Brasil quanto no Canadá.  Só que no Brasil ninguém se preocupa com essa lei; nunca ouvi falar em alguém levando multa no Brasil por conta disso. No Canadá, pelo contrário, dá notícia de primeira página, principalmente quando for alguém importante. O último prefeito de Toronto, Rob Ford, sempre foi um personagem polêmico e ano passado uma das notícias que deu o que falar era dele atravessando a rua sem ser na faixa de pedestres: verbo chamado 'jaywalking'.

Então quais são as leis para andar de bicicleta em Ontário? Para falar a verdade, eu andei muito de bicicleta no Brasil e nunca me preocupei em estar dentro da lei (interessante como a perspectiva muda quando estamos em um país onde as leis funcionam). Tanto no Canadá como nos EUA, todas as províncias possuem suas próprias leis e ignorância não é desculpa para se livrar de uma multa. Afinal, é nosso dever como residente saber das leis e as cumprir. A diferença é que no Canadá isso é levado à sério. As multas variam de $20 a $400 e mais informações podem ser lidas no site do Ministério de Transportes de Ontário.

Apesar do uso de capacete ser obrigatório apenas para menores de 18 anos, eu aconselho todos à usarem. Afinal, por $10 você pode comprar algo que poderá fazer a diferença entre vida e morte caso um dia você tem algum acidente. É sempre melhor se prevenir do que arriscar (o mesmo vale para quem vai esquiar - não sei como tem gente que arrisca..)


Agora que você sabe das leis, onde deve adquirir uma bike? Bom, tanto em Toronto quanto em Hamilton existem programas de aluguel de bicicleta que podem ser alugadas diretamente em diversas estações espalhadas pela cidade. É uma opção atrativa para quem ficará pouco tempo na cidade, e é uma opção alternativa para quem mora por aqui, pois não precisará cuidar da manutenção, lugar para guardar e nem com roubos (sim, aqui também tem roubo de bicicletas).

Para quem deseja adquirir sua própria bicicleta, as vantagens variam entre ser dono das próprias rodas, poder levar para onde quiser (é muito fácil levar nos ônibus, trem e metrô), e ficar andando sem compromisso com o tempo. Mas, é necessário possuir as luzes (se andar à noite), buzina, e ter cuidados com a manutenção, especialmente no inverno. Sugiro comprar a corrente estilo U fechado no Canadian Tire (sai por $10) - é a que parece ser mais segura contra roubos.

Em todos os ônibus da região metropolitana de Toronto, é possível colocar a bike na frente do veículo. O site do GO transit possui um pequeno manual explicando o procedimento (que é igual para os outros ônibus municipais). Lembro as primeiras vezes que coloquei a bike na frente do ônibus, e até hoje fico com medo da bicicleta escapulir. Nunca aconteceu e nem nunca vi isso acontecendo - é bem seguro se colocar da maneira correta! Os carros no trem do GO transit possuem certo lugares para você levar a bike, e é possível levar contigo no metrô também (só não sei se é possível levar no streetcar de Toronto).

Lugares para comprar uma bike variam: para usadas eu sugiro o kijiji.ca, e para quem quiser comprar uma nova, eu sugiro o SportChek ou MEC. A Canadian Tire e Walmart vendem umas, mas são muito baratas e por experiência própria - eles nem sabem montam a bicicleta direito. Eu comprei uma no Canadian Tire e tive que trocar duas vezes até que desisti e fiquei com a bicicleta que não funciona 100%, simplesmente por que não sabem montar a bicicleta. O mais interessante é ver a infinidade de bicicletas que existem e como são caras! Recomendo dar uma olhada nos diferentes TIPOS e escolher dependendo de onde pretende usufruir da bike; o tamanho da bike também deve combinar com sua altura para maior conforto. Por exemplo, quem gosta de andar por trilhas de terra, a melhor opção é a mountain bike. Quem gosta de andar nas estradas, devem olhar as road bikes. O tipo que mais chamou minha atenção é a hybrid, que é entre a road e a recreational bike. As boas custam no mínimo $300-400.

Apesar da quantidade de pessoas andando pelas ruas diminuir no inverno, é possível andar de bicicleta. Nos dias em que neva eu acho mais arriscado, e é melhor passear depois que a tempestade passar. Para quem arrisca andar enquanto as ruas ainda estão molhadas, é necessário tomar cuidado com o sal. O famoso sal que derrete a neve e é responsável pela maresia nas cidades litorâneas. Se você molhar a corrente, freios, é essencial limpar com um pano úmido ou mesmo jogar água quando chegar em casa.

Já arrisquei andar algumas vezes pelos parques no inverno, e é totalmente seguro. As passarelas ficam limpas da neve e com o sal secam dentro de um dia. É sempre um passeio tranquilo, com pouco movimento e pouco medo de esbarrar em alguém (problema sempre existente ao andar de bicicleta no Rio de Janeiro por exemplo). Se você estiver com medo do frio, lembra que está fazendo um exercício - vai queimar mais calorias E vai se manter quente se estiver usando as roupas certas!

2 comentários:

  1. Oi, Lis! td bem?
    Cheguei a esse seu post procurando infos sobre como andar de bike no Canadá. Tô bem a fim de fazer uma trip usando bicicleta por aí este ano.
    Eu vou chegar por Toronto, mas tô querendo ir conhecer as Rocky Moutains no interior, o Parque Banff.

    Então, sendo bem objetivo, a pergunta é: dá para por a bike nos ônibus de viagem entre as províncias?

    Porque a distância é muito longa e eu só vou ter 1 mês de férias pra conhecer)? Se puder responder, agradeço para eu preparar melhor a minha logística ou escolher outro roteiro.

    [ ]s, daqui do RJ.

    Sergio

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  2. Oi SVicente99,
    Olha, infelizmente nao sei te dizer. Mas acredito que possa achar essa informacao no site da empresa de onibus. Se for o caso, a Greyhound e Megabus sao as maiores empresas aqui. Depende da empresa. Esses onibus executivos nao possuem lugar para colocar a bike na frente do onibus (que eu saiba), mas pode ser possivel colocar no bagageiro.

    Vc vai trazer a bike do Brasil? Pelo o que eu ja ouvi dizer, parece que nao compensa e talvez seja mais facil alugar uma bike por uma semana ou mais em cada lugar que vc for.

    Se tiver mais duvidas, mande um email: Lismellow@gmail.com

    Lis

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