13 de junho de 2014

10 razões para morar/estudar no Canadá

No clima da Copa do Mundo e todos de olhos no Brasil, sinto que é hora de refletir sobre nosso país. Sinceramente, não estou vendo o Brasil hospedar os jogos como vantagem e acho que muitos países já perceberam isso (para os jogos de 2020 pra cima, a lista dos candidatos só está diminuindo) e críticas à FIFA não deixam de existir. Pensava que seria bom, pois muita coisa boa poderia acontecer. Acontece que o país tem que ser muito bem organizado e administrado para poder lucrar com os jogos, e ainda mais conseguir fazer tudo que planejou. A ideia para melhorar a infraestrutura foi ótima, mas cadê as melhorias? Cadê as rodovias sem buracos, de pista dupla, cadê os metrôs, ou trem-balas? Escutei quando a presidente disse que o valor gasto nos estádios é uma porcentagem quase desprezível do que é gasto com educação e saúde. Fico horrorizada em saber disso, pois com tanto dinheiro gasto, a educação e saúde continuam uma vergonha!

Mas enfim.... a seleção do Canadá não vai para a Copa e acho que seria MUITO melhor estarmos no lugar do Canadá do que se nós ganhássemos a Copa. Afinal, o que esse título vai trazer? A alegria contagiante já está no nosso DNA, e poderíamos espalhá-la sem tanto drama. Veja aqui as razões as quais você deve refletir ao considerar o Canadá como sua próxima casa:

1) Segurança - não existe uma sensação melhor no mundo do que andar pelas ruas sem medo. Sem medo de ser roubada, sem medo de usar seu smartphone, sem medo de mostrar sua carteira, sem medo de carregar seu computador. Afinal, até os mais pobres aqui possuem iPhone. O Canadá é um dos lugares mais seguros do mundo, e quando acontece algum crime, é notícia de primeira página. Moro numa cidade de 500,000 habitantes e creio que menos de 10 pessoas foram mortas aqui desde quando me mudei (há cerca de um ano e meio).

2) Diversidade cultural - A maior cidade do Canadá (Toronto) possui a maior porcentagem de estrangeiros no mundo: cerca de 50%! Essa diversidade é refletida por todo país, e você vai acabar fazendo amizades com pessoas do mundo inteiro! Hello globalização! Conheci tanta gente por aqui de tantos países diferentes! É uma experiência enriquecedora conversar com essas pessoas e aprender sobre sua cultura, costumes, tradições, comidas, etc (que são bem diferentes da nossa). Com tanta gente de fora, é fácil experimentar culinária international em qualquer cidade! Já experimentei o verdadeiro chinês, japonês, indiano, pérsio, peruano, grego, vietnamense, e a lista de opções só cresce. No meio de tanta novidade, não sobra tanto tempo para sentir falta do nosso Brasil.

3) Qualidade de vida - nem preciso falar da qualidade de vida, onde Toronto e Vancouver sempre lideram as listas das melhores cidades para viver no mundo. Mas o que pode não ser óbvio é a quantidade de parques disponíveis com vistas lindas. No Brasil, não damos tanto valor aos parques primeiro porque estão lá o ano inteiro e segundo por conta da falta de segurança ao andar nas ruas. Depois do inverno, a vontade de aproveitar o sol e calor é tanta que qualquer parque já é um alívio! A quantidade de eventos culturais (muitos são de graça) para qualquer um usufruir também é enorme. Existem oportunidades para conhecer todas as culturas do mundo por aqui. Fica em casa, quem quer! A quantidade de coisa para fazer é enorme, e não necessariamente significa gastar dinheiro.

De cima para baixo, esquerda para direita: Mont Royal Park em Montreal, pôr-do-sol na English Bay em Vancouver, Queen Elizabeth Park em Vancouver, Festival das Tulipas em Ottawa e Bayfront Park em Hamilton.
4) Belezas naturais - eu prefiro viajar para usufruir da beleza natural do lugar do que para ver prédio ou ir às compras (mais da cultura americana). Para as pessoas que tem o mesmo interesse, não vão se decepcionar! O Canadá é casa de infinitos parques federais que são belíssimos!! Pode escolher entre Rocky Mountains em Alberta, as auroras borealis no norte, a cultura francesa em Quebec, os parques de praia e lagos espalhados pelo país, entre milhares de outras opções! O Canadá é parecido com nosso Brasil nesse quesito.. além do que as diferentes estações do ano tornam esses lugares mais bonitos ainda!

5) Facilidade de viajar -  depende de onde você morar no Canadá. Mas as cidades principais (Toronto, Vancouver, Montreal) ficam relativamente próximas ao EUA, tornando fácil fazer compras no vizinho. Além disso, existe opção de viajar por trem (viarail e amtrak são as principais), ônibus (greyhound e megabus), avião, e carro. As grandes rodovias são praticamente todas duplicadas, e estão em perfeito estado (se comparar com as nossas).

6) Educação/Fineza dos Canadenses - o Canadense é um dos mais 'polites' do mundo. Eles sempre dizem desculpas, obrigada, seguram a porta para você, etc. Das minhas primeiras impressões, essa foi a que mais chamou atenção. Conviver com pessoas educadas é viver em outro mundo, literalmente. Nós Brasileiros temos muito o que aprender com os Canadenses..

7) 4 estações bem definidas - os americanos também tem suas estações bem definidas, mas os Europeus nem tanto. Mesmo assim, prefiro o Canadá. O frio pode ser intenso, mas você sobreviverá. Existem muitas coisas para fazer ao longo de todo ano, e ficar em casa continua sendo uma opção sua. Já falei do outonodo inverno e da primavera. Impossível não apreciar as pequenas diferenças e detalhes após viver num lugar com as estações bem definidas.


8) Transporte público - pode ser questionável, mas comparando com o Brasil eu acho que é muiiiito melhor. Talvez o trânsito não é dos melhores, já que a maioria das pessoas tem carro. MAS, os ônibus (geralmente) cumprem horário, são acessíveis aos deficientes físicos, e são numerosos. Além do que, ainda é possível contar com metrô nas maiores cidades e trem para chegar até elas. As pessoas respeitam os outros muito mais que no Brasil, e não existe empurra-empurra, espreme-espreme. Na minha cidade, toda vez que o ônibus começa a encher, o motorista tem que pedir para as pessoas irem até o fundo do ônibus. E quando ele enche, ele não pára para pegar as pessoas. Já falei das minhas primeiras impressões aqui.

9) Situação econômica - morar num lugar lindo e limpo não significa tanto se sua chance de arrumar emprego fosse 0. Por mais que seja difícil arrumar emprego no mundo, o fato é que no Canadá está mais fácil que na Europa ou nos EUA.

10) Facilidade de imigração - acredito que o Canadá é um dos países de primeiro mundo mais abertos à imigração, apesar das críticasJá falei um pouco de imigração voltado para estudantes. Existe umas 50 maneiras diferentes como conseguir ser residente permanente, espalhados pelos programas federais como provinciais.

Pode ser que o frio não atraia muitas pessoas, mas pela lista acima espero que perceba que o frio é apenas um detalhe (que dura alguns meses). Apesar do frio durar esse tempo todo, vai perceber que existem coisas mais importantes e que vai poder encontrar no Canadá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário