Open Doors Ontario
No mês de maio em Ontário acontece um dos maiores eventos de graça: Open Doors. Nesse evento, a entrada é gratuita para os prédios ou museus participantes (é necessário verificar quais estão liberando a entrada). Em Toronto, 155 prédios abrem suas portas para a cidade e qualquer um pode visitá-los de graça! Mas, museus como o Casa Loma ou Royal Ontario Museum ainda não aderiram ao evento. Montreal não fica para trás, no último domingo do mês de maio os museus tem entrada gratuita. É uma boa oportunidade para conhecer aquele museu ou prédio que você sempre quis, mas não teve vontade de pagar. A única desvantagem é óbvia: como é de graça, terá que enfrentar longas filas para os lugares mais famosos.
Dundurn Castle
Em Hamilton, o Open Doors aconteceu logo no primeiro final de semana de maio. Aproveitei o tempo bom e fui conhecer os dois prédios mais famosos da cidade, o Dundurn Castle e Whitehern House.
De acordo com a cidade, Dundurn castle foi a casa do Sir Allan MacNab, um dos primeiros Primeiro Ministro do Canadá e é considerada um Sítio Histórico Nacional. A casa foi construída em 1835 com mais de 72 quartos (dos quais apenas 42 estão abertos à visitação) numa área que foi usada pelos Britânicos na guerra de 1812 contra os Americanos. A casa foi desenhanda com o estilo Vila Regência e era considerada uma mais melhores da província, já que o dono era o homem mais rico do país na época. Possuía a melhor tecnologia da época: água corrente e luz à gás. A casa foi restaurada para 1855, época do auge da carreira do Sir Allan MacNab, que foi Primeiro Ministro do Canada em 1854-1856 e ajudou a construir a linha de trem em Hamilton como o primeiro banco na cidade. Ganhou 'knighthood' da Rainha Victoria por apoiar a Coroa Britânica nas rebeliões que existiam na época.
(mini) Quarto da filha
Quarto de Sir Allan MacNab |
Sala do Dundurn Castle : quarto mais bonito do castelo |
Sala de jantar |
Apesar de ser famoso em Hamilton, eu não pagaria os $11 no ingresso. Por ter sido de graça, acho que valeu a pena apesar de ter ficado uma hora na fila para entrar. Achei a casa meio mal-conservada e os guias não explicavam muita coisa, diferente dos museus em Toronto. Mas a área envolta é bem agradável, com vista para o waterfront e o lago.
Atenção turistas: quem não teve chance, poderá visitar o castelo de graça dia 28 de Junho. A biblioteca pública empresta seu passe para uma família de dois adultos e duas crianças também. Com esse passe, é possível visitar este museu e vários outros.
Whitehern House
O movimento nesse museu foi bem menor do que no Dundurn Castle. Os guias também foram mais simpáticos e interagiram mais com as pessoas. Aprendi que essa família foi muito rica na época, perderam quase tudo e depois conseguiram se reerguer. A história é interessante ao ponto de ter gerado publicação de alguns livros e até uma tese de doutorado analisando a família através das inúmeras cartas encontradas. Seus habitantes, os McQuesten's foram importantes para a cidade, responsáveis pelo desenvolvimento da indústria, dos parques, rodovias, pontes na região que se estende até Niagara Falls.
Tudo começou com o pai da família, Calvin McQuesten, médico formado nos EUA. Ele comprou a casa em 1853, ano que casou (pela terceira vez) com Elizabeth, com dois filhos dos casamentos anteriores. Calvin formou uma parceira na indústria de fundição, e construiu a primeira fábrica desse tipo na cidade uns vinte anos antes. Em 1857, ele se aposentou e era um dos homens mais ricos da cidade. Ao falecer em 1885, a casa passou para seu filho Isaac. Este perdeu a fortuna do pai e morreu 3 anos depois, deixando a esposa e seus 6 filhos falidos. Nenhum desses 6 filhos casaram, e a casa foi deixada como herança para a cidade de Hamilton em 1968 quando o último filho faleceu. Dos 6 filhos, um morreu enquanto bebê, 2 eram homens e 3 eram mulheres. O primeiro filho homem se tornou ministro de igreja, e então a mãe tentou educar o filho mais novo, Thomas, para tomar conta da família.
Thomas estudou até os 27 anos de idade, começando nas escolas de Hamilton, e depois indo para Universidade de Toronto, onde formou em Ciências Políticas e mais tarde em Direito. Mas ele não desapontou e se tornou um político importante para Hamilton, sob pressão da mãe. Apesar de ter ficado noivo, nunca casou - seria difícil ele cuidar da família e da esposa. Thomas, que serviu no Board of Park Management, foi responsável pela construção das grandes rodovias que existem até hoje no sul de Ontario, e os inúmero parques (na época Hamilton era a cidade com maior número de parques do Canadá!) e pontes na região, como o Rainbow Bridge in Niagara Falls. Também foi um dos grandes responsáveis em transferir a McMaster University de Toronto para Hamilton.
A casa tem 3 andares: o terceiro andar possui somente quartos, o primeiro andar possui a sala, cozinha e sala de jantar, e o basement era onde o Thomas trabalhava.
Sala de estar |
Jardim de Whitehern House |
Nenhum comentário:
Postar um comentário