1 de setembro de 2013

Tudo o que você precisa saber para fazer mestrado/doutorado no Canadá

Para os interessados em maiores informações de como seguir seus estudos de pós-graduação especificamente no Canadá sem bolsa do Ciência sem Fronteiras, segue o roteiro pelo o qual eu comecei a descrever aqui (vou tentar detalhar alguns processos pelo o qual eu lembro que tinha dúvidas):

1) moradia - apesar do alto custo de vida no Canadá (que eu comentei aqui) a qualidade de vida é outro nível quando comparado com o Brasil (relatei sobre os sistemas de transportes públicos aqui). É importante avaliar se você vai ser feliz na sua nova cidade, e também ver o que tem para fazer no dia-a-dia. Aqui na área metropolitana de Toronto tem muitas coisas para fazer, basta procurar na internet por 'recreation' ou 'festival', em Toronto ou na sua respectiva cidade. No verão existem festivais (muitos são de graça) todos os finais de semana, como de Jazz, de Blues ou qualquer outro tipo de música, de performances artísticas em geral ou para crianças, de comidas, cervejas, filmes e diversos festivais internacionais diversos (como esse). Toronto é uma cidade bastante cultural, e é possível conhecer muitas outras culturas por aqui. Sem contar nas inúmeras pistas de ciclovia existentes perto de todo o Lago Ontario! 


2) escolher com quem e com o que quer trabalharapesar de ter colocado isso em segundo lugar, eu acho que é tão importante quanto ao primeiro item. Não adianta você ir estudar em Paris num projeto que não te agrada com um professor que você não conhece e tem poucas publicações (porque infelizmente no dia de hoje, é importante você ter um Quem Indica que tem nome!) Nessa etapa, eu mandei no mínimo uns 20 emails para professores de diversas universidades no Canadá e na França. Vale a pena entrar no site do programa de cada instituição que te interessa e vê com o que cada professor trabalha. Escreva um email pessoal, fazendo perguntas sobre o que eles trabalham, se precisam de alunos, porque achou tal coisa interessante, e coloque no 'subject' do email algo como 'possível estudante'. Se você não sabe qual universidade quer ir, sugiro procurar em sites como topuniversities.com, onde é possível encontrar universidades em certas localidades. No entanto, eu acho que você não deve dar tanta atenção às posições internacionais. A universidade onde eu estou não tem uma posição internacional muito boa, mas o laboratório onde eu trabalho é um dos melhores do mundo! Muitos professores tem dinheiro extra para pegar alunos (e lógico que vão te perguntar se você consegue bolsa do Brasil pois para eles você seria mão de obra de graça!) e alguns podem já ter projetos específicos com o qual você vai trabalhar. Outros tem o dinheiro para um projeto (em aberto) e a sua tese/dissertação continua uma incognita (meu caso). Se eles tiverem interesse, vão te pedir pelos seu(s) histórico(s) escolare(s) para ver se você é um bom aluno. Se eles te oferecerem uma posição, você terá que passar pelo processo de aceite pela universidade (é importante olhar todos os requerimentos exigidos pelo seu departamento. Essa informação vai estar disponível no seu próprio site). Primeiro, eu fiz um 'aplication' online, e preenchi um monte de informação e depois eu tive que enviar os documentos pelo correio. O envio dos documentos deve ser entre Janeiro e Março para começar o ano escolar em Setembro (mas existe a possibilidade de começar em Janeiro ou Maio também). Apesar das universidades pedirem documentos traduzidos certificados, eu mesma pode traduzir meus documentos (para quem tem boas noções de Inglês!) ou você pode pedir ajuda de um amigo. Os históricos originais e os traduzidos devem ser enviados juntos com cópias certificadas do(s) seus(s) diplomas. Geralmente as cartas de refêrencias são feitas online, e na sua 'aplication' pela internet você coloca o email dos seus referentes. Eles vão receber um email da universidade e é bom lembrá-los a responder. As universidades exigem um bom nível de inglês e junto aos seus documentos você precisa enviar sua nota do TOEFL (quando você faz a prova, você coloca os códigos das instituições as quais você vai se inscrever e eles também mandam sua nota automaticamente). Geralmente as universidades no Canadá também exigem que o aluno tenha notas boas na graduação e/ou mestrado. Mas vale ressaltar que o sistema de notas deles é diferente do nosso. Outra observação: para aumentar suas chances de conseguir uma posição, sugiro você fazer o 'aplication' em mais de um lugar. É possível que você não precise passar por todo o processo se tentar em diferentes países, já que os prazos para cada lugar é diferente. Essa é a étapa que mais demora e causa um certo frio na barriga ao pensar: será que passei? Em Março/Abril eles te notificam se você foi aceito ou não, e após receber a carta de aceite, tem que tirar o passaporte e visto.


3) passaporte/vistos - o passaporte Brasileiro pode demorar meses à uma semana para ficar pronto. No Rio de Janeiro, existem vários lugares que você pode fazer o passporte e o mais rápido é na Polícia Federal do Galeão. Eu lembro que eu consegui agendar a 'entrevista' para a semana seguinte. Após receber o passaporte, é necessário dar entrada no visto Canadense. O Canadá tem uma embaixada em São Paulo (estranho não ser em Brasília) e abriu vários centros de aplicação de visto pelo país (VAC), como em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Tirar o visto de estudante Canadense é muito mais fácil que tirar o visto Americano, mas demora mais tempo (infelizmente eles se encontram em greve). Você tem duas opções: pode ir até um dos VAC com os documentos em mãos (passaporte, taxa paga numa agência HSBC, carta de aceite, extratos bancários, formulários, etc) ou pode enviar tudo pelos correios. É isso mesmo, não tem entrevista. Se você enviar os documentos certos, não tem muito risco! Após algumas semanas, você vai receber uma carta (ou tem que ir no VAC buscar essa carta) pedindo exames médicos. Você tem que ir em certos médicos credenciados para pegar o pedido dos exames (e é bem provavél que seu seguro não pague essa consulta que chega a R$200!). Meu seguro cobriu os exames que precisava fazer (sangue, urina, raios-x) e com os resultados em mãos, você precisa voltar ao consultório e o médico envia os resultados para Ottawa (Capital do Canadá) - não precisa pagar outra consulta (graças a deus!). Depois disso é só esperar para buscar no VAC (ou tem a opção deles enviarem para sua casa).


4) comprar passagem (one-way), arrumar lugar para morar - lembro que quando eu fui comprar a passagem surgiu a questão de comprar a passagem one-way. A própria companhia aérea é contra e pede para você considerar comprar a volta. No entanto, se você vai fazer mestrado ou doutorado, que dura de 2 a 4 anos, não precisa comprar a volta (a não ser que você quer voltar dentro de um ano para visitar). Eu sugiro a Copa Airlines, que foi a companhia mais barata que eu encontrei. Além do preço, o vôo foi confortavél (à medida do possível) e tinha televisão na minha frente com várias opções de filmes e seriados de graça. Serviram até Whisky de graça!! Só existe um vôo direto entre Canadá e Brasil, que é pela Air Canada (entre Toronto e São Paulo), e geralmente é mais caro que as outras companhias. Apesar disso, eu prefiro fazer uma escala no meio do caminho, para poder andar em terra, descansar do vôo e adquirir novas energias para pegar outro vôo. Eu tenho a sorte de ter um irmão que também mora aqui e fiquei com ele alguns meses. Para os que não tem essa opção, sugiro olhar no kijiji.ca, viewit.ca (onde eu achei meu apartamento), e em sites da própria universidade (off-campus residence). Aqui os contratos de aluguel duram um ano, e geralmente eles pedem o aluguel do primeiro e último mês na hora de pegar as chaves. Alguns lugares são mais exigentes, mas você só vai conseguir um contrato desses quando tiver chegado aqui. Por medidas de segurança, se não conhecer ninguém por aqui, recomendo você arrumar um lugar temporariamente (nem que seja um hotel) para poder olhar os lugares pessoalmente antes de assinar o contrato.


5) arrumar as malas, pegar o vôo e começar a vida nova - arrumar as malas é uma étapa bem difícil, principalmente para as mulheres! Eu resolvi trazer apenas duas malas de 32 kilos para não pagar excesso de peso ou mala e demorei semanas para resolver o que trazer. Primeiramente, aqui você não vai usar todas suas roupas de verão - simplesmente não faz o calor que faz no Brasil e o verão dura apenas 3 meses! Sugiro doar aquelas roupas e sapatos que usa pouco! Quanto às roupas de frio, se você não viajou o mundo afora - sinto te dizer, mas suas roupas de inverno mal vão te ajudar na primevera/outono. Traga tudo, mas saiba que vai comprar bem mais por aqui! Trazer coberta/cobertor pode não valer a pena pois é lei ter aquecedor em qualquer residência no Canadá. Eu trouxe um cobertor que usava no frio do Rio de Janeiro e não usei uma noite aqui.. Após pisar em terras Canadenses, é necessário ir até a universidade e fazer sua matrícula (para saber mais sobre os transportes públicos, olhe aqui). Antes disso, é possível abrir sua conta-corrente (todos os bancos como TD trust, CIBC, RBC Royal, Scotiabank, e HSBC oferecem contas para estudantes que não tem taxas anuais e levando sua carta de aceite e passaporte). Para saber qual banco deve abrir conta, aqui conto como deve proceder. Para quem não tem bolsa do Brasil, você vai trabalhar para a universidade como Teaching Assistant e por isso vai precisar de um SIN number. Você só vai conseguir pegar um SIN depois que fizer a matrícula e receber uma carta de trabalho do seu departamento. Não precisa se preocupar que você pega o número na hora no Service Ontario (espécie de Vapt-Vupt). Em geral, você vai receber um grande salário, mas vai precisar pagar todas as taxas de 'tuition' com esse dinheiro. Dessa forma, seu salário é composto de bolsas (sim, mais de uma) e pelo seu trabalho como Teaching Assistant (TA). Assim, você vai pagar taxas (que poderá receber de volta em Março/Abril quando você fizer seu imposto de renda), vai ter acesso a um Health Card (UHIP) e provavelmente vai poder andar de onibus gratuitamente ou com desconto. Imagino que cada universidade funciona de maneira um pouco diferente, e é interessante se informar sobre o que você está pagando e ao que vai ter direito. Sobre custos de vida, sugiro olhar aqui.


Bom, acho que é isso! É muita informação e sei como é frustrante ter que lidar com todas essas informações! Além disso, você tem que aprender a andar na cidade (google maps é de confiança aqui no Canadá e os onibus não se atrasam mais que 5 mins! Além disso é possível ligar para um número local e checar o horário do onibus para os que não tem internet no celular), procurar uma companhia de celular (Rogers, Bell, Telus, Fido, Mobilicity, Wind, Kodoo), colocar internet/tv (Cogeco, Bell, Rogers, Tekssavy, etc) na sua casa e sempre tem várias opções para tudo! Se alguém tiver alguma dúvida, é só perguntar que eu tentarei ajudar!