1 de setembro de 2013

Custo de vida no Canadá para um estudante de pós-graduação

Um resumo dos gastos de estudantes se encontra aqui. Saiba quanto gastaria com moradia, transporte, comida, celular, passeios e extras. Apesar de ser difícil te dar um valor total, posso te dar um resumo dos gastos que você vai ter por aqui. Sinto te dizer, mas o custo de vida aqui é bem alto se você comparar o real com o dólar Canadense. Apesar de eu morar numa cidade que é considerada 'GTA area of Toronto' (região metropolitana) e o custo de vida daqui ser relativamente menor que na capital, ainda é bem alto se comparado com a maioria do Brasil. A diferença, porém, é o valor do salário mínimo, que aqui é em torno de CAD$1200/mês. Assim, uma pessoa que recebe salário mínimo aqui tem uma qualidade de vida muito maior que uma pessoa que recebe o salário minímo no Brasil.

Para ter noção de quanto você gastaria por mês, tem que avaliar quanto iria gastar em cada um dos itens:


1) moradia - o mais barato fica em torno de CAD$300 para dividir um quarto ou alugar um quarto numa casa ou apartamento (compartilhando o resto com outras pessoas ou estudantes). Aluguel de um conjugado ('bachelor') começa em torno de CAD$450 e chega até uns 700, enquanto que quarto e sala ('one bedroom') é a partir de uns CAD$600 até 900 dependendo da localização, estado do apartamento, etc. Em Toronto, aluguel de quarto sai à partir de CAD$500, e aluguel de conjugados eu acho que é à partir de CAD$800. Sites como kijiji.ca, viewit.ca ajudam a achar lugares para alugar, como para ter idéia de quanto seria o aluguel que vai pagar. Geralmente você só vai precisar pagar a hydro (energia) extra, o resto já é incluído com o aluguel (como a água e aquecedor). Internet e o cabo para televisão são extras, junto com o ar-condicionado. Abrir uma conta de energia aqui é bem caro mas dizem que você recebe parte do valor de volta. Você precisa pagar uma taxa para abrir a conta (eu paguei $30) e ainda um seguro depósito (paguei $130 dividido em 3 parcelas). A conta vem a cada dois meses e deve ficar em torno de $30-40 para uma pessoa (fora esses gastos extras). Geralmente, existem várias opções para contratar serviço de internet (cable ou DSL) e é bom avaliar o que cada empresa tem para te oferecer.

2) transporte - para quem é estudante fixo (faz a graduação, mestrado ou doutorado) é possível que você não pague pelo transporte público da sua cidade (vai depender do acordo que sua universidade tem com o sist. de transporte da cidade). Se você for estudante de intercâmbio, provavelmente vai conseguir adquirir passes com descontos, mas é necessário se informar com sua escola. Para encontrar no google o sistema de transporte da sua cidade, procure o nome da sua cidade + 'public transit'. Ônibus custa em torno de CAD$3 e você pode andar quantas vezes quiser durante 2 horas. Na região de Toronto existe um sistema de cartão muito legal chamado Presto; é um cartão que é aceito em muitos onibus da região, em algumas estações de metro de Toronto e no GO transit - que tem trens e onibus interligando a região metropolitana de Toronto. Pode ser recarregado em vários pontos pelas cidades, nos ônibus ou estações e pela internet. O transporte público daqui dá de mil na do Brasil, como relatei aqui - a maioria tem ar-condicionado e obrigatoriamente aquecedores. Todos os ônibus que eu já andei por aqui tem dois lugares para cadeirantes, e os motoristas são simpáticos. Mas, as pessoas que andam no onibus geralmente agradecem ao motorista quando saem do onibus, coisa que eu nunca vi no Brasil. Os ônibus são confiáveis e geralmente não se atrasam mais que 5 mins (a maioria dos 'public transit' tem apps para smartphone), e é possível checar o horário que vão passar no seu ponto. Também é possível ligar num número local e verificar a hora que o bus vai passar no seu ponto (procure pelo 'stop number' no ponto). Google maps é um dos meus apps favoritos (mas as vezes eu acho mais confiável ligar e conferir o horário). Uma coisa interessante que eu notei aqui é que você jamais vai andar espremido nos onibus (não sei dizer quanto ao metrô de Toronto, pois nunca andei em horário rush). Os motoristas tem que implorar para o povo ir até o fundo do onibus e quando ele percebe que está cheio, ele só pára para deixar as pessoas sairem!



3) comida - eu gasto em torno de CAD$250 por mês com comida (
eu cozinho em casa na maioria dos dias ). As coisas aqui são mais caras que no Brasil se você converter o real para dolar, e vale a pena investir em cozinhar em casa. Além de ser sua comida, o que é mais saudável pois você sabe o que está comendo, você pode fazer o que quiser (ótimo para quem é bom cozinheiro, desafio para quem precisa aprender)! Aqui não existe restaurante de quilo, e apesar de ter muitos restaurantes nas universidades, a maioria é fast food (ou seja, não tem muito gosto). Caso cozinhar em casa não seja possível, saiba que nos shoppings e resturantes das universidades se gasta em torno de CAD$10 e CAD$8 para comer razoavelmente, respectivamente.



4) celular - dependendo do seu plano você pode pagar alguns dolares por mês até uns CAD$70-80 por um plano individual. Eu acho os planos de celular aqui muito caros, e escolher o melhor plano é uma tarefa árdua. O lado bom para quem quiser ficar aqui por um ano ou menos é que você consegue qualquer plano pagando no ínicio do mês. Ou seja, existem os pre-paid plans que são planos que você paga para enviar textos ou ligar/receber chamadas por um dia (bom para quem não usa o celular todos os dias), e os outros planos, que para nós seriam os pós-pagos. Você pode fazer um contrato de dois anos (e pegar um celular com preço barato), mas precisará de um cartão de crédito e uma identidade canadense (como carteira de motorista) e se não for fazer o contrato (tem que pagar o valor integral do celular ou você usa seu aparelho desbloqueado), você pode adquirir qualquer plano pelo mesmo valor pagando no ínicio do mês. Para saber preços de planos e celulares, procure nos sites das maiores redes de celular no Canadá: Bell, Rogers, Telus, Fido, Kodoo, Virgin mobile, Wind, e Mobilicity.




5) passeios - não existe preço para esse item. Nem eu sei dizer quanto que eu gasto com 'entertainment' por mês. Vai depender de você e o que você busca fazer por aqui. Eu acho muito difícil você levar o mesmo estilo de vida aqui que leva(va) Brasil, pois a cultura aqui é diferente. É muito fácil andar de bicicleta, fazer trilhas, fazer passeios culturais (muitos são de graça), ir ao museu, pegar livros na biblioteca pública e visitar a cidade onde mora. Apesar de sermos conhecidos por sermos 'fun' e festeiros, fazer festa aqui custa muita grana! As bebidas alcólicas são caras e bem taxadas pelo governo Canadense. Por exemplo, uma garrafa de vodka Sminorff, Absolut ou Sky custa CAD$37 + taxas! É interessante notar que na província de Ontario, bebidas alcóolicas são vendidas apenas em lojas credenciadas pelo governo, e é probido beber em lugares públicos como a praia ou parques. Uma long neck chega a custa CAD$7 em eventos!! Com esse dinheiro você paga a balsa para visitar as ilhas de Toronto.



Dundas-Yonge Square em Toronto
Vista da CN tower
Vieux Montreal











6) gastos extras
 - ainda tem que lembrar que você vai acabar comprando outras coisas, como remédios, produtos de limpeza ou para lavar roupas (a maioria dos prédios e casas tem lavandeirias, mas em apartamente é necessário pagar em torno de CAD$2 por lavagem), roupas, produtos de beleza, etc.

Espero ter ajudado quem queria informações em relação à custo de vida. A verdade é que você só vai saber quando chegar aqui. Por medida de segurança, é melhor sobrestimar quanto vai gastar por mês e vir bem preparado! Sugiro também fazer download do Expense Manager do Google Play: é possível você colocar todos os seus gastos nesse app de acordo com sua categoria (comida, produtos pessoais, entertainment, aluguel, etc) e a forma como pagou (cash, cheque, CC, cartão de débito). Assim no fim do mês você vai saber exatamente quanto gastou (mas tem que lembrar de colocar seus gastos)!