25 de março de 2015

O que esperar e como aproveitar a primavera Canadense

O inverno finalmente acabou (pelo menos oficialmente) e logo as cores da primavera virão. Eu nunca dei tanto valor nessas cores e quanto mais invernos passo no Canadá, mais eu fico feliz com a chegada da primavera. Acredito que muitos pensam como eu, e também ficam mais ansiosos em sair de casa e aproveitar o sol. Para os que estão de passagem, é uma oportunidade de
curtir a viagem de maneira única e fazer algumas atividades estritamente Canadenses. Segue alguns dos eventos que poderão curtir na primavera.


Os festivais de Maple Syrup acontecem no mês de março e é uma oportunidade de conhecer como é produzido essa igualaria Canadense. A tradução do syrup é xarope e é feito basicamente de açúcar do tipo sucrose. O maple syrup tem um gosto mais suave e é uma delícia. É perfeito para comer com panquecas, crepes ou waffles. A produção do maple syrup consiste em basicamente coletar o líquido 'sap' produzido por árvores do tipo maple na primavera e evaporar a água: o que resta da solução é o líquido viscoso do maple syrup. Alguns fatos interessantes:

  • A província do Quebec é o maior produtor de maple syrup do mundo
  • Todas as árvores do tipo maple produzem um líquido chamado 'sap', mas apenas algumas espécies são usadas na produção do maple syrup devido sua alta concentração de açúcar (não chega a 5%)
  • A qualidade do maple syrup varia todo ano e depende do clima e do inverno
  • O 'sap' é produzido por árvores na primavera (em março) que é resultado da conversão do amido, armazenado pelas árvores no inverno, em açúcar
  • O maple syrup é tão caro devido ao delicado processo de sua produção e da quantidade de 'sap' usada. Não lembro qual a quantidade exata, mas são necessários vários litros de 'sap' para produzir um litro de maple syrup.

Para aprender mais sobre o assunto, recomendo passar uma tarde numa fazenda que produz o maple syrup. Eu já fui duas vezes na Westfield Heritage Village em Hamilton. É uma vila que funciona durante o ano inteiro, e que até dia April de 5 recebe visitantes para o festival do Maple Syrup. A entrada é aproximadamente $10 e eles explicam três maneiras diferentes de produzir o maple syrup: cada maneira é de uma época diferente, desde o início da colonização Inglesa/Francesa no Canadá até a modernidade. Além disso, o local consiste em uma pequena vila histórica, com casas de diversas épocas (século 16-19), lojas, comércios e o mais legal: voluntários se vestem com a roupa da época e explicam para as pessoas como era a vida do passado.

No início da colonização no Canadá, o maple era feito colocando pedras quentes num 'wood log' cheio de maple para evaporar a água.. imagina que trabalhão!!
Depois de muitos anos, o maple syrup era feito usando um caldeirão e fogo
Uma maneira de coletar o sap das árvores hoje em dia. O sap é levado para um fogão industrial onde é fervido.
Westfield Heritage Village em Hamilton ano passado

Como sapatos eram feitos na época.
Westfield Heritage Village dois anos atrás 


As árvores com flores Cherry Blossoms ou cerejeiras são originalmente Japonesas. Lembro de ver no Jornal Nacional matérias falando dessas árvores no Japão na época da primavera e achava lindas mas nunca imaginei que iria vê-las de perto! Pois aqui no Canadá tem para todo os lados! O lugar mais famoso na região de Toronto para ver as cerejeiras é o High Park (de graça!). Existe um site específico que acompanha o nascimento das flores e prevê quando é a época ideal para visitar o parque. Lembro que como o inverno ano passado foi extremamente rigoroso, a época das cerejeiras atrasou muito (meado-final de maio). E infelizmente choveu muito na época de 'full bloom' que no fim de semana já não tinha muita coisa para ver. As flores são bem sensíveis e caiem se tiver muita chuva. O 'full bloom' geralmente dura uma semana e é difícil saber quando será, mas acompanhando no site dá para saber quando estiver aproximando e planejar uma visita. No ano retrasado o 'full bloom' foi no começo de maio e eu tive oportunidade de visitá-las. Infelizmente, muita gente teve a mesma ideia e o High Park estava movimentadíssimo! Eu sugiro ir durante a semana e de preferência durante o dia. Em Hamilton, é possível ver as cerejeiras no Bayfront Park, e é bem menos movimentado. É um espetáculo e apesar do movimento eu fiquei encantada com tanta flor!

Cerejeiras no High Park. Fonte : Flickr Kiril Stax


Acho que meu festival favorito é o das tulipas, que acontece em Ottawa entre 8-18 de maio. Eu fui ano passado e fiquei apaixonada com tantas cores. Vale lembrar que em maio do ano passado, a primavera estava apenas no começo e era lindo ver tantas cores depois de ver apenas o branco por meses seguidos. O festival é de graça e são plantadas milhares de tulipas ao redor da capital. Aliás, em maio se vê tulipas por todos os lados no Canadá, inclusive nos jardins das cidades, das casas.









Doors Open é um evento que acontece pela província de Ontário. Muitas cidades participam entre os meses de Abril até Setembro e consiste em abrir as portas de algumas atrações turísticas de graça para a população (para todos e não somente os residentes) durante o fim de semana. Em Hamilton, esse evento acontecerá nos dias 2-3 de maio, em Toronto acontecerá nos dias 23-24 e em Ottawa nos dias 6-7 de junho. Confira a lista completa das cidades participantes e as datas aqui. Como falei, algumas atrações tem entrada gratuita e é bom conferir no site e se programar. As filas costumam ser grandes e é bom chegar cedo.

Ano passado eu conheci o Spadina Museum em Toronto, do lado da Casa Loma (não participou do Doors Open) e achei super interessante. Apesar do evento ser de graça e ser um incentivo da cidade para trazer mais cultura para as pessoas, lembro de sentir uma certa hostilidade nesse museu. Ao fazer perguntas sobre a casa, os guias as vezes falavam "se vierem num dia normal vai ter um tour completo da casa e saberá de mais histórias". Mesmo assim, eu adorei a visita e aprendi muito - recomendo a todos que gostarem de história! O museu era uma casa, e os integrantes eram vizinhos (ricos) dos moradores da Casa Loma (mais ricos ainda). A história da família é contava através de um tour guiado - nesse caso cada quarto tem guias já que o movimento é bem maior. Lembro de ser uma família cheia de tragédia e apesar de terem tanta grana não foram muito felizes. O lugar estava bem movimentado e vale a pena a visita.








No mesmo dia também conheci o Fort York National Historic Site. Não sei se porque era de manhã ou se não é um lugar popular, mas tinha pouco movimento. Havia umas encenações de graça, como guias para contar partes específicas do forte. Achei bem legal pois foi uma chance de conhecer mais sobre a história do Canadá, que não aprendemos na escola. Basicamente, os Franceses e os Ingleses invadiram o Canadá nos anos 1500, que pertenciam aos "Aboriginals" - como os índios nativos são chamados. Na época, o país consistia apenas de uma região onde hoje fica a província de Ontário e Quebec (as outras províncias foram adicionadas anos depois). Houve muitos conflitos até o estabelecimento das terras, e os fortes faziam uma parte mais importante para o país do que hoje.



Também aproveitei o evento em Hamilton e conheci os museus/casas mais famosas da cidade: ambos com entrada gratuita. Falei da minha experiência aqui.

Museus de graça em Montreal - último domingo do mês de maio

Ano passado estive em Montreal no último fim de semana do mês de maio sem saber desse evento. Ao passear por Vieux Montreal, percebi que algo estava acontecendo. Acabei entrando na Capela de Notre-Dame-Bonsecours e foi quando descobri sobre o evento. Entrei gratuitamente no Museu de Margerite Bourgeoys que conta a história da Santa que veio da França no século 17 e ajudou muita gente (inclusive mulheres) se adaptar em Montréal.

Ruas de St-Paul em baixo de chuva em maio


Nessa época do ano, as quadras de tênis também começam a ficar liberadas para uso (isso mesmo, é gratuito você jogar tênis no Canadá). Sugiro procurar no Google por 'recreation centers' na sua cidade. Em Hamilton por exemplo, temos vários parques com quadras de tênis e muitos ficam abertos às noites também.

Não necessariamente de graça, mas à um preço bem acessível: sugiro as piscinas nos 'recreation centers', que fica em torno de 5$ a visita. Geralmente, esses parques liberam a piscina gratuitamente uma ou duas vezes por semana. Nessa época do ano outra dica é conhecer as ilhas de Toronto. O acesso à ilha se dá pelas balsas, que custam 7$ ida e volta.

Com tantas atividades para fazer e aproveitar os dias ensolarados, o tempo voa e logo será verão! Sim, aqui faz calor no verão..

2 comentários:

  1. Oi Lis,
    Bem legal esse festival de maple syrup, o lugar é tipo o Black Creek Pioneer Village né?
    Sabe que nunca fui no Spadina Museum, vou colocar na lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Livi!
    Acredito que sejam parecidos, nunca fui no Black Creek mas ja ouvi falar.
    Vc deve ir ao Spadina sim! Vai no Open Doors daqui uns dias rss
    bjos

    ResponderExcluir