10 de fevereiro de 2014

Aproveitando a natureza de Hamilton: inverno X verão

Lembro que quando eu havia decidido mudar para Hamilton, fiquei ansiosa pela nova vida, novo trabalho e nova rotina que teria. Mas pela cidade em si, não tinha muita coisa que me atraía. Conheço muita gente que fala que em Hamilton não tem nada, inclusive para fazer. Realmente, se comparar com Toronto ou Niagara Falls, que ficam à uma hora de viagem, Hamilton fica às sombras. Com várias fábricas de aço, Hamilton tem sido conhecida por ser a cidade do aço no Canadá. A comunidade local tem lutado para mudar essa percepção e os artistas plásticos tem contribuído muito para uma nova face de Hamilton, mais voltada às artes plásticas. Existem muitos eventos artísticos pela cidade, incluindo o Super Crawl que acontece na James St. N.

Com o passar do tempo, percebi que tinha que haver algo de interessante para se fazer aqui. Afinal a cidade é consideravelmente grande, com mais de 500 mil habitantes, e de acordo com a Ontario Immigration é a terceira maior cidade de Ontario e 9a do Canadá. Felizmente, estava certa e descobri que existem muitas coisas para fazer em Hamilton como: passear nos vários shoppings e lojas próprias no centro, curtir os festivais, cinemas, teatros, múseus como o Castelo de Dundurn, jardim botânico (Royal Botanical Garden; que fica na cidade vizinha e é o maior jardim botânico do Canadá) e aproveitar a natureza andando de bicicleta e indo até as inúmeras cachoeiras. Hamilton também é conhecida como a cidade das cachoeiras: existem mais de 100 na região! Para chegar em várias delas, basta pegar uma trilha (geralmente são bem marcadas) ou às vezes só uma escada (para os que não querem/podem pegar a trilha). Já visitei algumas, e tive a oportunidade de ir numa (chamada de Webter's Falls) duas vezes: no meio do verão e no meio do inverno. Olha a diferença:


Uma diferença drástica que se nota por aqui é a quantidade de ciclovias e lugares para andar de bicicleta. Logo que meu primeiro inverno terminou, comprei uma bicicleta para poder passear pelo waterfront trail de Hamilton. Toronto pode até ser mais bike-friendly e possuir as bicicletas de aluguel, mas em Hamilton existem muitas trilhas para se fazer de bicicleta ou até mesmo a pé. Um fato interessante é que várias cidades que ficam no lago também tem um waterfront trail, que é uma trilha (asfaltada) que beira o Lake Ontario.

De tantas vezes que já fui no waterfront trail de Hamilton e me encantei com tamanha beleza, percebi que tirei fotos dos mesmos lugares repetidamente, mas em diferentes épocas do ano. Achei um espetáculo colocar as fotos lado-a-lado e comparar como que as diferentes estações mudam drasticamente a paisagem. Veja só:







Geralmente, as pessoas não se contentam em apenas ver o lago (como eu): no verão, a trilha fica cheia de gente andando a pé, de bicicleta ou de patins. Muita gente possui barco e aproveita o bom tempo para navegar ou pescar; já no inverno, apesar da quantidade de pessoas diminuir, o frio não impede algumas pessoas de correrem, pescarem ou até mesmo jogarem hockey!

Qual epoca do ano achou mais bonita?

3 comentários:

  1. Legal este artigo Lis. Adoro ler as suas entradas no blog. É sempre refrescante ver a perspectiva dum recém chegado. realmente, aqui em Hamilton temos muito a que agradecer e ser felizes. Continue a escrever!

    ResponderExcluir
  2. Olá. Como chegar às cachoeiras no inverno e sem carro?

    ResponderExcluir