31 de agosto de 2013

À busca de novas experiências: pós-graduação no exterior (Canadá)

Essa semana vai marcar um ano que cheguei neste novo país: o Canadá. Lembro que há alguns anos atrás soube de um colega meu do ensino fundamental que se mudou para Toronto e eu me perguntava: que doído iria morar no freezer do Canadá?? Pois hoje eu posso responder que sou um desses doídos e confesso que estou gostando da vida aqui!

Quando decidi vir estudar aqui, eu gastei horas pesquisando na internet, inclusive em blogs de outros brasileiros, sobre informações que estudantes deveriam saber se quisessem estudar no Canadá. Lembro que na época a maioria dos blogs eram de pessoas que estavam passando pelo processo de receber o Permanent Residence (conhecido como PR, que dá direito de você virar um residente permanente do Canadá. A grande vantagem é que para arrumar emprego você tem chances iguais aos Canadenses, pois não precisa ter um Work Permit). Talvez uma pessoa ou outra vinha estudar também, mas não achei um blog sobre alguém que veio exclusivamente para estudar. Dessa forma, passei os primeiros meses meio perdida.. Apesar de saber falar inglês, eu estava em outro país com diferentes leis, regras e cultura. Felizmente, hoje em dia se encontra muitas informações online, mas até saber ONDE achar essas informações, tive que lidar com a frustração de não encontrar todas as informações que eu queria e de perguntar as perguntas certas às pessoas certas.

Diferente de muita gente que vai estudar no exterior, eu não vim com bolsa do Ciência Sem Fronteiras (CSF) do Governo Brasileiro. Consegui arrumar uma bolsa por aqui, que apesar de não ser tão boa quanto à do CSF, eu não tenho a obrigação de voltar ao Brasil no fim dos meus estudos. Não existe preço para essa liberdade! Para quem quer estudar no exterior (sem bolsa do CSF), o processo que eu passei foi o seguinte: 

1) escolher onde quer estudar e morar (é importante considerar custo de vida, qualidade de vida, localização da cidade) 

2) escolher com quem e com o que quer trabalhar (mandar emails para inúmeros professores com a esperança de que 10% vão te responder com uma resposta positiva!; enviar os documentos exigidos para fazer o 'aplication', incluindo históricos escolares, diplomas, etc - que podem ser traduzidos por você; fazer a prova de inglês e passar!) 

3) pegar seu passaporte, dar entrada nos vistos (pagar as taxas, ir à Polícia Federal, ir ao Consulado/Embaixada ou Centro de Aplicação para Vistos (VAC) com todos os documentos exigidos como carta de aceite, extratos bancários, emails trocados com o professor) 

4) comprar passagem (one-way), arrumar lugar para morar (escolher a data que quer chegar, escolher entre as diversas empresas áereas, e ver qual você pode pagar; arrumar um lugar para ficar temporariamente até arrumar um lugar para morar definitivamente) 

5) se mudar e terminar de correr atrás dos documentos exigidos pelo país (abrir conta corrente no novo país com os melhores descontos para alunos, escolher celular e operadora, procurar o health card, fazer documentos novos (como carteira de motorista, ou de trabalho)..) 

A lista é longa e estressante pois tem que acertar todos os detalhes. O bom é que aqui no Canadá as pessoas são bem tranquilas, e se você esquecer alguma coisa, sempre tem um jeito para dar certo. O jeito não é exatamente o jeitinho brasileiro, mas para tudo há uma solução!