30 de março de 2016

Como economizar na sua viagem: hospedagem e aluguel de carro

Para muita gente, viajar é sinônimo de gastar dinheiro. Saiba que é possível cortar bastante seus gastos viajando pelos EUA e Canadá. Nesse post, vou explicar os métodos que uso para economizar dinheiro ao procurar hospedagem e ao alugar um carro pelas viagens que faço nos EUA e Canadá. Uma coisa é certa, não existe uma regra e dá trabalho achar as melhores ofertas. Está pronto para caçar as melhores ofertas?

Que tipo de viagem você vai fazer?

O tipo de viagem que faço influencia os lugares que procuro hospedagem. Ao viajar sozinha, eu geralmente alugo uma cama pelo Hosteling International (HI, meu hostel de preferência) ou pelo AirBnB. Apesar de achar arriscado ficar em Hostel, eu recomendo o Hosteling International. Eles possuem hospedagem boa e barata nas principais cidades turísticas pelos EUA e Canadá. Se você estiver levando coisas valiosas, compensa levar seu cadeado. Quase todos os HI que já fiquei possuem lugares para você guardar suas coisas e fechar com cadeado. Uma dica seria não levar seu computador se estiver hospedando num hostel, mas já vi gente que deixa seu Macbook sozinho na cama enquanto sai do quarto...

Onde procurar hospedagem

Por outro lado, o AirBnB oferece muito mais opções de hospedagem: você pode alugar uma cama, um quarto, um apartamento ou casa inteira de alguém. Ao procurar um lugar para ficar pelo AirBnB, primeiro eu escolho as datas que vou ficar na cidade e já filtro as opções pelo preço máximo que quero pagar. Uma opção bem legal é que você pode escolher pela localização da hospedagem. Eu quase nunca olho os lugares que não possuem comentários pois eu prefiro não arriscar. Apesar disso, já fiquei num apartamento que não possuía comentário e foi um dos melhores apartamento que já hospedei. É necessário ter muito bom senso, e trocar mensagens com o dono. Se você sentir hostilidade ou algo que não te deixe confortável, não arrisque! Em geral, esses lugares vão ser mais baratos, mas se estiver BEM mais barato que as outras opções, desconfie! Se você for ficar vários dias num mesmo lugar, não deixa de pedir um descontinho!

Hoje em dia, se eu achar um lugar com preço bom, localização ok e os comentários forem ótimos, eu entro em contato com os donos e nem preocupo mais em ver outros lugares. Já fiquei em muitas casas e apartamentos pelo AirBnB e sempre tive uma experiência positiva.

Nem sempre compensa ficar no centro da cidade.

Você vai ficar um pouco exausto pois dependendo da cidade, há muiiiitas opções pelo AirBnB. Uma maneira de filtrar essa imensidão de opção é procurar pela localização. Pensamos que se temos poucos dias para ficar em um lugar, precisamos ficar perto de tudo ou ficar no centro. Em geral, esses lugares são mais cobiçados e mais caros. Na maioria das vezes, eu consigo achar uma boa hospedagem um pouco mais longe que é mais barata! Pelo site do AirBnB você consegue ter uma noção da localização do lugar que estiver olhando mas eles só te passam o endereço completo após seu pagamento por questão de segurança. Assim, eu abro o GoogleMaps e simulo como chegar em tal lugar vindo dessa hospedagem. Muitas vezes os donos escrevem na página como chegar nos principais pontos turísticos da cidade. Por exemplo, numa das vezes que fui à Nova York, eu queria ficar em Manhattan pois fica perto dos principais pontos turísticos. Lembro que um quarto pelo AirBnB saía em torno de $100 por noite! Então comecei a procurar em lugares mais afastados e achei uma suíte por $70 a noite que ficava em New Jersey, apenas 15 mins de ônibus do Times Square!

Além do AirBnB..

Infelizmente, as vezes, arrumar um apartamento pelo AirBnB sai mais caro que alugar um quarto de hotel. Isso pode acontecer se estiver procurando um lugar de última hora. Mas também é possível encontrar bons preços de hotéis por sites não convencionais. Um site desse tipo que eu recomendo é o www.hotwire.com. Já aluguei vários quartos de hotel por esse site e nunca tive problema. O único porém é que ao fazer a reserva, você sabe o preço que vai pagar mas não sabe exatamente a localização ou qual hotel você vai se hospedar. Ou seja, é meio que uma aposta. Nem sempre eu alugo por esse site, pois nem sempre possui o melhor preço. Mas de vez em quando encontro quartos bons por preços razoáveis. Uma dica seria pegar hotel com pelo menos duas estrelas. Se estiver com carro, é bom observar se tem estacionamento de graça. Depois que você fizer e pagar a reserva, eles te passam o nome do hotel. As vezes é possível saber de antemão qual hotel vai pegar pois eles colocam na página que a última pessoa pegou um quarto em tal hotel.

Época que for viajar
Se estiver viajando no verão norte americano, uma dica é procurar hospedagem nas residências universitárias. Escrevi como fazer isso aqui. É uma ótima opção: geralmente possuem uma boa localização e preços baratos. Infelizmente, é preciso procurar e pesquisar para achar esses lugares. Mas há uma recompensa: são lugares confortáveis e baratos.

Ganhando pontos com cada hospedagem para ganhar diárias de graça

Outro site que já usei é o Hotels.com. A vantagem desse site é que você ganha pontos a cada reserva que fizer e depois de algumas reservas você ganha diárias de graça. Eu raramente uso esse site pois eu ganho pontos ao fazer reservas pelo site do Expedia. Se você mora nos EUA ou Canadá e ama viajar, eu recomendo você ter um cartão de crédito que te dê vantagens relacionadas às viagens.

Existem milhares de outros sites que você pode procurar hospedagem, mas na minha experiência não compensa procurar demais pois você vai perceber que há um limite de preço. Com o tempo vai perceber o que é um preço justo e vai ter que decidir onde ficar perante as opções. Tem que levar em conta o tanto que quer gastar para que tanto de conforto vai querer.

E o aluguel de carro..?

Depois de arrumar um local para dormir, vamos alugar um carro! A primeira pergunta a se fazer é se você realmente precisa de um carro. Se sua programação for quase que inteiramente ficar dentro da cidade, a verdade é que alugar um carro vai virar um peso no seu bolso. Nas principais cidades norte americanas, estacionar o carro no centro é o olho do cara! Além do que, se a cidade que for visitar tiver metrô, que na minha opinião é o melhor meio de transporte, você não precisa de um carro! As vezes se você quiser visitar uma atração meio afastada, há transporte público até lá.

Você vai precisar de um carro se quiser visitar cidades pequenas perto de onde estiver, ou se for fazer um roteiro por várias cidades. Nesse caso, em geral, compensa alugar um carro. O que você precisa saber:

  • o melhor site para ter noção de preço na minha opinião é o carrentals.com. Observe qual a moeda que está sendo usada. Apesar de ver o preço por esse site, as vezes compensa verificar no site da própria locadora.
  • ao alugar um carro, verifique se há kilometragem livre. Na maioria das cidades nos EUA e Canadá a km é livre. O único lugar  que não achei km livre foi na região das Montanhas Rochosas em Jasper ou se pegar uma promoção de final de semana (em Ontário).
  • se estiver viajando no inverno, verifique as leis locais. As vezes compensa pegar um carro 4x4 ou é necessário carregar correntes.
  • você precisa ter seguro, mas não precisa comprar o seguro do locadora. Muitos cartões de crédito possuem uma coberta do seguro do carro de aluguel que vale no lugar do seguro da locadora. Se o vendedor insistir, insiste que você já tem um seguro. É importante verificar o que seu seguro cobra para não deixar o vendedor te enrolar. Se escolher comprar o seguro da locadora, é bom verificar o preço antes. Já vi o seguro variar de $15 a $30 por dia!
  • em geral, não há problema ao cruzar a borda com o carro alugado, mas vale a pena perguntar antes de pegar o carro. Uma vez eu aluguei um carro da Discount Car Rentals em Hamilton, ON e tinha que pagar uma taxa por dia se eu tivesse com o carro em Michigan, mas não pagaria nada se estivesse em Quebec ou Nova York.
  • geralmente não compensa pegar um carro num lugar e devolver em outro. MAS isso não é regra! Vale a pena simular entre várias cidades e datas. As vezes é determinado local ou locadora que cobra caro. Pode ser também que há um tempo limite para seu aluguel. Por exemplo, fiz uma reserva para meus pais que vão viajar de Miami a Seattle em torno de 3 semanas. O preço do aluguel começou em $2000! Mas logo percebi que o problema é que estava passando das 3 semanas, e logo o preço caiu para $400. 
  • as locadoras que eu recomendo são a Enterprise e Hertz. Não recomendo a Discount Car Rentals. 
  • se você for ficar mais de 2 meses no Canadá, pode ser necessário tirar a carteira da província que estiver. Se for ficar menos, pode usar sua carteira Brasileira. De acordo com o Denatran, a carteira internacional de habilitação é válida no Canadá e EUA. Informações sobre a carteira internacional clique aqui.
  • Você pode dirigir 2 meses em Ontário com sua carteira brasileira (http://www.drivetest.ca/.../Out-of-Country-Drivers.aspx), 1 ano em Alberta (http://www.servicealberta.gov.ab.ca/drivers-licence...) e 6 meses em British Colombia (http://www.icbc.com/FAQ/Pages/New-to-or-visiting-BC.aspx). Dá para ver que cada província possui suas próprias regras..
Espero ter ajudado! Se tiver mais dicas, compartilhe conosco e façam uma ótima viagem!
 

3 comentários:

  1. Porque você não recomenda Discount Car Rentals?

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna, não tive boas experiências com eles, nem meus amigos. Muitas vezes eles me ligavam me dizendo que não tinha carro pra mim apesar de ter feito a reserva antes. Isso nunca me aconteceu com a Enterprise. Eh o mesmo da história do overbooking mas ruim também pq de última hora eh difícil achar um carro pra ajudar sem ter feito reserva antes nas outras locadoras. Com a enterprise eu sei que vou ter um carro, pelo menos na agência que vou.

    ResponderExcluir
  3. Prezados Senhores(as),

    Solicito, muito educadamente, o envio de uma email apropriado para contato futuro. Desde já, agradeço a atenção à esta mensagem. Sou tradutor (tubarão, SC) e; possuindo site, quero ficar a disposição para divulgar este canal de informação, caso queiram.

    Muito obrigado, Fernando Tavares.

    cadmet@bol.com.br

    ResponderExcluir