14 de abril de 2016

Um dia lindo perto de Vancouver - tulipas, Golden Ears e Lighthouse Park

A primavera chegou em Vancouver há quase um mês. As primeiras flores da estação são as cherry blossoms. Logo depois, as tulipas começam a aparecer nos jardins das casas e dos parques. Existe poucos locais no mundo no qual é possível apreciar um festival dedicado somente às tulipas. Próximo à Vancouver, há três festivais: um que fica mais perto de Seattle do que Vancouver (Skagit Valley Tulip Festival), o de Agassiz e o de Abbotsford. Esse fim de semana eu aluguei um carro (dicas para alugar carro no Canadá aqui) e fui visitar o de Abbotsford, cidadezinha que fica apenas uma hora de carro de Vancouver. Fiquei apenas umas 2 horas no festival e depois fui visitar o Golden Ears Provincial Park, que também fica apenas uma hora de Vancouver. Terminei o dia vendo o pôr do sol no Lighthouse Park em West Vancouver.









Apesar das tulipas serem típicas da Holanda, no Canadá existe alguns festivais de tulipas famosos também. Acredito que o mais famoso é o de Ottawa (veja mais informações aqui).  No Oeste do Canadá, o único que achei perto de Vancouver é o que fica em Abbotsford. O de Agassiz é mais famoso, mas ele não abriu esse ano. É interessante saber que o planejamento dos festivais acontece com um ano de antecedência. Em Agassiz, eles alugam a terra e a plantação tem que ocorrer no outono, antes do inverno. Ou seja, todos os anos as tulipas precisam ser plantadas.

Cuidado ao chegar em Abbotsford se estiver de carro alugado. O caminho mais rápido passa por uma ponte que possui pedágio e as companhias cobram uma taxa de serviço em cima do pedágio caso usar o sistema automático deles. A estrada é ótima, com pista dupla o tempo todo.

O que mais gostei do festival em Abbotsford é a localização da fazenda do festival de Abbotsford, rodeado de montanhas. Num dia de céu azul e claro, dá para ver a neve no topo das montanhas. Fica bem perto da rodovia e há placas indicando como chegar ao local. Algumas diferenças entre o festival de tulipas de Ottawa com o de Abbotsford:

  • o festival de Ottawa é de graça e é espalhado pela capital
  • o festival de Abbotsford tem entrada de CAD$5 e nos finais de semana o estacionamento é pago (CAD$5).
  • as tulipas em Ottawa ficam espalhadas pelos parques
  • as tulipas em Abbotsford são plantadas em fileiras e concentradas numa área só, e com pouco espaço para andar. Talvez isso seja a pior e a melhor qualidade ao mesmo tempo. As fotos ficam lindas com as fileiras, mas como não há muito espaço para as pessoas andarem, ficam concentradas e assim fica tumultuado.

Eu recomendo irem cedo nos finais de semana, ou mesmo durante a semana. O movimento durante a semana é bem menor e o estacionamento é de graça. Eu fiquei assustada em ver como as pessoas ficam desesperadas para tirar foto, e desrespeitam as pessoas e as flores. De qualquer maneira, os campos de tulipas são tão bonitos que é difícil se estressar num lugar desses.

Existem banheiros químicos perto da entrada e poucas opções de comida. Existe alguns brinquedos para crianças e é possível comprar tulipas por CAD$0.70 cada bulbo. Para mais informações sobre esse festival, clica aqui.


















Acabei conhecendo esse parque por sorte, não achei por acaso visitando um blog, ou vendo foto no instagram, nem através do site do TravelBC. Um dia estava mexendo no GoogleMaps e estava procurando parques com boa pontuação pelo Google perto de lagos e das montanhas. A pontuação desse parque nem é tão alta, e fui sem muitas expectativas. Não imaginei que seria um lugar tão único e lindo! Achei que o parque possui uma ótima estrutura, e parece que foi reformado recentemente. A entrada é gratuita para quem for passar o dia, mas é necessário pagar uma taxa se for acampar. Acredito que deve fazer a reserva antecipadamente, e creio que deve ficar lotado no verão. Mesmo não tendo muito movimento no dia em que eu fui, vi o pessoal da manutenção do parque. Sinal que eles mantêm e cuidam bem do lugar.

Depois de sair da muvuca do festival de tulipas, foi uma mudança tão drástica de cenário e de ambiente que eu fiquei apaixonada! Tinha poucas pessoas no parque, mas tive a impressão que é um segredo das pessoas locais e creio que eles fazem questão de não espalhar a notícia para poderem curtirem mais tranquilos. De certa maneira, eu entendo alguns lugares quererem se preservar e não divulgam tanto para evitar o desgate causado pelo excesso de pessoas. É triste perceber que muitas pessoas deixam lixo para trás e não respeitam a natureza.

Acabei visitando duas partes do parque, como mostra o mapa abaixo. O ponto perto do ´boat launch´ é cheio de mesas de picnic. Há também banheiros de poço. A água nessa parte do lago não estava muito bonita. Mas na North Beach, a água estava limpinha e nem estava tão fria. Acho que já tomei banho de mar com água bem mais gelada no Rio de Janeiro. Infelizmente a praia não tem areia e sim pedrinhas, então se for passar o dia, é melhor levar uma cadeira do que sentar no chão. Para chegar nessa praia, é necessário fazer uma trilha de um km do estacionamento, que fica logo após passar a ponte. A trilha beira o rio, dando para ouvir o barulho da água batendo nas pedras como se fosse uma cachoeira. Há uma área com a água verde cristalina, que se eu estivesse com maiô eu pulava na água!
Existem muitas outras trilhas por esse parque, mas não sei dizer se a vista vale a pena. Para quem curte andar no mato, sem muitas pessoas por perto, deve valer a pena!





Vista ao chegar no lago Alouette, perto das mesas de picnic



Árvores do parque Golden Ears
Água cristalina do North Beach no Golden Ears Provincial Parque

Água verde cristalina na trilha entre a ponte até a North Beach.

Vista do rio pela trilha indo para o North Beach da ponte.
Sem palavras para descrever a beleza desse lugar!



Saí do parque e resolvi pegar o pôr do sol em West Vancouver. De acordo com o InsiderVancouver, um dos lugares recomendados para ver o pôr do sol é o Lighthouse Park. O parque fica na ponta oeste de West Vancouver, e tem vista pro Stanley Park, campus da UBC e pro downtown. Para chegar no parque dirigindo, você vai passar por bairros cheio de casas lindas. A estrada tem muitas curvas com descidas e subidas. O estacionamento fica um pouco longe da ponta do parque, e é uma descidona para chegar até o farol ou para ver a cidade. A volta com a subida pode ser um pouco cruel para quem não estiver acostumado a fazer muito exercício. Se você for assistir ao pôr do sol, não esqueça de levar uma lanterna para ajudar na volta pois não há luzes pelo parque.

As vistas do parque são muito lindas e diferentes. Por um lado, dá para ver a cidade de Vancouver, por outro lado dá para ver as ilhas do Sunshine Coast e num dia claro dá para ver Vancouver Island. Eu concordo que é um dos melhores lugares em Vancouver para assistir ao pôr do sol! A vantagem é que não tem muita gente como em lugares mais famosos como o English Bay.

Vista da cidade de Vancouver,  e o Stanley Park

Vista do Sunshine coast

Creio que seja Vancouver Island na esquerda

Farol no Lighthouse Park

Um comentário: