20 de outubro de 2015

Chances de imigração para os estudantes no Canadá

A situação do Brasil anda crítica e isso não é novidade para ninguém. A cada dia que passa, vejo mais e mais brasileiros loucos para saírem do país. Apesar de amar meu país, a corrupção que atinge todas as esferas da cultura e política Brasileira corrói meu coração independente de morar fora. Eu acabei saindo do Brasil numa época em que crescíamos muito e havia muito mais investimentos na educação e pesquisa. Saí numa época de prosperidade, crescimento econômico e os holofotes fortes em cima do país que iria hospedar a Copa do Mundo e as Olímpiadas. Então eu não saí pelo motivo que estimula a maioria das pessoas hoje, indignadas com o governo atual. Aliás, acredito que o dever de todo cidadão é fiscalizar seu governo, criticar e cobrar. Afinal das contas, críticas podem ser construtivas mas a cobrança por parte da população deixa muito a desejar.

Quando eu vim para o Canadá há 3 anos atrás, eu não pensava em imigrar e ser Canadense. Eu queria morar fora de novo, experimentar novos ambientes e construir minha carreira científica. Hoje em dia, a imigração passou a se tornar uma oportunidade que é impossível desconsiderar. Infelizmente, as chances que eu tinha de tornar residente permanente quando eu pisei nesse país há três anos atrás são totalmente diferentes hoje, e passará a mudar novamente com a eleição do novo Primeiro Ministro Justin Trudeau. Apesar de imigrar ser um plano a longo prazo, as mudanças por aqui ocorrem a curto prazo.

Há três anos atrás e até há poucos meses atrás, estudantes de doutorado tinham uma categoria especial para pedir a residência permanente dentro do Canadian Experience Class. Uns 5 anos atrás estudantes do primeiro ano já podiam entrar com o pedido. Até um ano atrás, os que haviam completado o segundo ano podiam entrar com o pedido. Com o novo processo Express Entry, o governo acabou com essa categoria. Isso quer dizer que hoje qualquer título que você obteve no Canadá não vai te dar pontos extras pelo sistema do Express Entry de acordo com o site do Canadian Imigration Centre. A única vantagem de vir estudar no Canadá hoje é que após seu curso, você tem chances de obter um work permit e com a experiência de trabalho Canadense poderá ganhar mais pontos. No entanto, esse trabalho tem que ser considerado High Skill, e não vale trabalhar num Tim Hortons da vida. Outra opção é pedir a residência permanente através da província. Em Ontario, ainda é possível entrar com o pedido após concluir o mestrado ou doutorado. Mas, você precisa ter muito dinheiro guardado e só o pedido custa $1500. Usar isso como uma opção para vir para o Canadá hoje pode não ser uma opção viável já que o governo pode mudar as regras também, como o governo federal tem feito.

Isso quer dizer que se você possui um mestrado ou doutorado de qualquer país e experiência de trabalho na categoria de High Skill, ou seja se você desenvolveu pesquisa (Research Assistant ou Associate são considerados High Skill), você obterá mais pontos que alguém que estudou aqui! Pois o tempo de estudo no Canadá e a pesquisa que desenvolveu durante esse período não contabiliza no sistema do Express Entry. Dessa forma, o tempo que você passou morando no Canadá estudando não serve para te ajudar no processo e pode aliás atrapalhar! Interessante como um processo pode mudar tanto em pouco tempo!

A esperança é que o novo Primeiro Ministro passa a mudar essas regras e a facilitar o pedido de residência permanente dos estudantes internacionais ao restaurar o crédito por tempo passado no país e ao reduzir as barreiras impostas aos mesmos (veja aqui). Prometeu também dar mais voz aos cientistas e espero que aumente o investimento na ciência e pesquisa. Já que tá difícil ter esperança que as coisas mudem no Brasil, vamos esperar que as coisas por aqui melhoram!

3 comentários:

  1. Como a esperança é a última que morre, tudo vai melhorar, tanto aqui no Brasil, quanto aí no Canadá!

    ResponderExcluir
  2. Como a esperança é a última que morre, tudo vai melhorar, tanto aqui no Brasil, quanto aí no Canadá!

    ResponderExcluir
  3. De qualquer forma sempre é melhor ai do que aqui..hahahhaha

    ResponderExcluir