21 de junho de 2015

Dicas para aproveitar o verão Canadense

Hoje começa mais um verão, e os que sofrerem com o inverno esse ano agradecem! Eu gosto do verão, mas confesso que não é minha estação predileta; prefiro o outono e a primavera por conta das cores (adoro ver as cores das diversas flores na primavera ou das diversas folhas coloridas no outono).

A maior diferença que senti entre o verão Canadense e o Brasileiro é o tamanho do dia. Obviamente, quanto mais longe estamos do Equador, maior será o dia no verão. Mas nós não nos damos conta disso até perceber que estamos indo dormir mais tarde. O dia escurece após as 21 horas em Toronto e após as 22 horas em Vancouver. O dia amanhece perto das 5 da manhã. Essa é a parte que mais gosto do verão, pois dá pra chegar em casa após o trabalho e ainda dar uma volta de bike pra ver o pôr-do-sol!



Para quem vem à passeio, é melhor ainda! Você terá mais tempo de aproveitar e passear, especialmente para quem viaja de carro e gosta de chegar ao destino antes de escurecer. Os museus continuam com os mesmos horários, mas nessa época do ano os parques (e os banheiros) ficam abertos até tarde; existem os passeios de barcos (como os das Thousand Islands, do Lake Michigan, das Fjordes do Quebec) que geralmente funcionam até setembro/outubro. Nas minhas viagens, ainda mais nos EUA, alguns lugares só abriam no verão, talvez por que não há demanda turística no resto do ano, como o Tallac Historic Site e o Castelo Vinkingstolm no Lake Tahoe. Além disso, na minha opinião, você conhece uma cidade batendo perna, no centro, nos bairros históricos e principalmente nos parques. Geralmente os parques são os pontos prediletos dos habitantes e as vezes são cartão postais da cidade, como o Central Park para Nova York, o Stanley Park para Vancouver, Mont Royal Park em Montreal e o Presídio Park em São Francisco.

Stanley Park verão Vancouver
Stanley Park em Vancouver, BC

Bayfront Park em Hamilton, ON

Jasper National Park em Jasper, AB

Banff National Park em Banff, AB

Major Hill's Park em Ottawa, ON ao lado do Parlamento Hill
Outro detalhe que achei estranho na América do Norte em relação ao Brasil é sobre o ar-condicionado. Como nos EUA, é praticamente regra as casas no Canadá possuírem ar-condicionado.  E ajuda muito, pois o verão na região de Toronto costuma ser bem quente e úmido. Porém, se você aluga um apartamento, é praticamente regra NÃO possuir ar-condicionado. A notícia boa é que um ar-condicionado aqui chega a custar aproximadamente CAD$150, bem diferente dos $800 reais no Brasil. Aqui ar-condicionado não é peça de luxo..

Meu primeiro verão Canadense foi há três anos atrás, e o calor chegou em Maio. Como temperatura é relativa, para mim calor é acima dos 30 graus à noite. E naquele Maio, fazia uns 28 graus no meu apartamento.. pensei e pensei, e a dúvida era se comprava um ventilador por CAD$40 ou um ar condicionado. Para mim, o problema do ar-condicionado era que precisava ser um pouco maior porque moro num conjugado (bachelor), se fosse muito grande não iria caber na janela, tem as taxas de instalação (ou arrumar um amigo para ajudar a carregar a caixa de 20kg e DIY) e o mais crucial era: o que fazer com esse troço no resto do ano. A pergunta que fazia era, quantas vezes será que vou utilizar esse aparelho? Acabei resolvendo ir pela opção mais barata e confesso que foi a melhor decisão que tomei naquele verão! O calor pega pesado talvez umas duas semanas no ano, dependendo do ano, e temos que lembrar que esfria à noite. Assim, se você for um estudante com o dinheiro contado, eu não recomendo comprar um ar-condicionado. Sugiro usar essa grana e comprar um micro-ondas por exemplo..

Ano passado expliquei nesse post um pouco sobre o clima nas principais cidades canadenses, a importância do filtro solar se você não tiver tido contato com o sol desde o ano anterior e as inúmeras atividades possíveis de fazer no verão. Resolvi escrever uma série de posts para o verão esse ano, falando um pouco mais sobre alguns assuntos:

1) festivais de verão
2) acampando num parque Nacional ou provincial no Canadá
3) dica de hospedagem barata no verão

Espero que após esses posts, você ficará mais preparado para aproveitar o que há de melhor no verão Canadense!

2 comentários:

  1. Novamente as fotos são maravilhosas! As informações muito úteis. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Novamente as fotos são maravilhosas! As informações muito úteis. Obrigada.

    ResponderExcluir